6 traços tóxicos que você pode estar tendo no seu relacionamento e não percebeu ainda
É importante ficar atento às próprias atitudes, pois há chances de estar sendo manipuladora e destruindo a saúde mental de ambos envolvidos
Existem alguns traços tóxicos que podem indicar que você está agindo de forma ruim em um relacionamento, mas talvez ainda não percebeu.
É importante ficar atento às próprias atitudes, pois há chances de estar sendo manipuladora e destruindo a saúde mental de ambos envolvidos.
Antes que seja tarde demais e você perca o seu romance, confira alguns comportamentos recorrentes em relações tóxicas e avalie melhor o que tem feito.
Caso acredite que você se enquadre nesses tópicos, talvez seja melhor repensar esse amor e buscar ajuda psicológica. Veja!
6 traços tóxicos que você pode estar tendo no seu relacionamento e não percebeu ainda:
1. Silêncio e afastamento como punição
Sabe quando vocês discutem e, ao invés de tentar resolver a situação como dois adultos, você prefere sumir e se manter em silêncio para o convencer que está errado e ter a iniciativa em pedir perdão?
Isso é altamente prejudicial para qualquer relação. Até mesmo porque toda verdade depende da perspectiva de quem olha. Nada é absoluto.
O interessante é terem sempre um bom diálogo e entrarem em acordo sobre os pontos discutidos. A tortura psicológica é doentia.
2. Manipulação camuflada
Já se pegou tentando coagir a pessoa a fazer algo que não quer, seja por meio de vitimismo ou chantagem emocional? Se você tem conseguido ser boa nessa arte, saiba que pode estar sendo muito tóxica.
Um dia isso poderá sufocar os dois arduamente e machucar ainda mais.
3. Perda de vínculos
Se atualmente o círculo social da sua pessoa se tornou restrito, ela perdeu o contato frequente com todos os amigos e quase não vê mais os familiares por conta das suas exigências, isso é um grande problema.
Talvez você nem tenha se dado conta do quanto necessita da presença e atenção desse alguém. Mas lembre-se: não é bom se afastar de todos, mas sim buscar um bom equilíbrio!
4. Ciúmes
O ciúmes pode até parecer fofo no começo, mas não passa de uma insegurança forte e o desejo de posse sobre o outro.
Se o seu relacionamento é regado a ciúmes, fique atento! Isso pode ser um grande sinal de toxicidade.
5. Críticas camufladas
Já se pegou criticando o corpo do seu companheiro, o jeito, trabalho ou qualquer coisa importante, como se fosse de uma forma ‘construtiva’?
Bom, é bom avaliar de que forma isso é direcionado a esse alguém. A intenção verdadeira por trás do comentário é ajudar a melhorar ou apenas deixar para baixo?
Se for a segunda opção, procure parar com isso imediatamente!
6. Ameaça de término
Por fim, mas não menos importante e perigosa, as ameaças constantes de término são extremamente horrível. Acaba se tornando uma tortura psicológica para aprisionar alguém e manipulá-la também.
Fique de olho nesses detalhes!
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!