Enfermeiros da rede municipal de Anápolis: vocês precisam saber disso
Ministra da Saúde anunciou o pagamento retroativo do Piso Salarial da Enfermagem, mas, após omissão do prefeito, Anápolis não receberá a verba


Notícia boa! Há dez dias foi publicado e já está em vigor, a Portaria n° 1063 do Ministério da Saúde, transferindo recursos federais destinados a despesas, como o pagamento do Piso da Enfermagem.
Não se preocupem! O dinheiro é para pagar os meses de maio, junho, julho e agosto.
– É sério? Sim! A ministra da saúde Nísia Trindade anunciou o pagamento retroativo do Piso Salarial da Enfermagem na última Conferência Nacional da Saúde, realizada em Julho/23.
Falei na Secretaria Municipal de Saúde e toda a burocracia está resolvida. O dinheiro poderá ser transferido aos servidores, a partir dessa segunda-feira. O detalhe é que o aumento não ficará por conta da Prefeitura. É dinheiro exclusivamente vindo do Governo de Federal.
– É sério? Sim! Em Maio/23 com a Portaria 597 ficou viável o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, inclusive estabelecendo os critérios para a divisão dos recurso$ em todo o país.
– Mas o STF suspendeu esse aumento? Sim, mas já liberou o pagamento. Na decisão, Estados e municípios devem pagar nos limites dos valores repassados pela União. Já a iniciativa privada, o Piso deverá ser pago se não houver acordo coletivo no prazo de 60 dias.
– Vereador José Fernandes você está falando sério? Vão pagar nosso aumento da enfermagem, a partir dessa segunda-feira (21)? Sim. Falo sério! O Ministério da Saúde falou. A Secretaria Municipal de Saúde também confirmou, mas foi em Corumbá de Goiás.
– E Anápolis? Infelizmente está fora.
– Por que? Porque o prefeito não alimentou com informações o InvestSUS. Não preencheram os dados e agora o município não vai receber a verba.
– E agora o município é obrigado a pagar? Não! Infelizmente após a omissão do prefeito, nossa enfermagem fica ainda mais massacrada.
Anápolis precisa dos anapolinos.
É isso.
José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo MDB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.