De fazenda ao bairro mais populoso de Anápolis: Vila Jaiara completa 75 anos

Moradores mais antigos da região revelam como foi o desabrochar do local que hoje conta com autonomia comercial

Samuel Leão Samuel Leão -
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Vila Jaiara, muito conhecida também como a “Grande Jaiara”, é o bairro mais populoso de Anápolis e teve o percurso interessante de se tornar cada vez mais integrada à cidade conforme crescia. Nesta segunda-feira (21), a gigante do povo completa 75 anos de história.

“Moro aqui desde 1967, naquela época era tudo estrada de chão, com poucas casas. Só tinha um posto de gasolina, em frente à antiga Vicunha. Tinha muitos cabritos, porcos, cavalos e éguas criados soltos pelo bairro e só havia energia ao redor da avenida principal”, contou Valtercides Pereira, morador de 74 anos, quase da exata idade do bairro.

O que antes era um bairro muito distante, do qual as pessoas se deslocavam e caminhavam ou trotavam longas distâncias até o Centro, se tornou um dos maiores polos da cidade, abrigando uma grande parcela da população – com  cerca de 100 mil pessoas e autonomia comercial.

“A Vicunha, uma grande indústria têxtil, foi o chamariz do bairro. Atraiu muita gente pra trabalhar lá e, quando fechou, todo mundo achou que a Jaiara ia acabar, mas ao invés de acabar ela deslanchou”, contou José Cassiano Alves, de 85 anos.

Ele também se mudou para lá poucas décadas depois da criação do bairro, que de início era predominantemente rural. Ele conta que, aos poucos, toda uma divisão da região foi se desenhando.

“Moro aqui desde 1965, vim da roça direto para a Jaiara. Tinham poucas casas, apenas beirando a avenida, era só a Jaiara e a Alexandrina perto, depois foi surgindo o bairro Itamaraty, o Bandeiras, a Nova Vila e depois o Harmonia”, explicou.

Ele ainda comentou que, nos primeiros momentos, não haviam automóveis circulando e que, aos poucos, surgiram os primeiros. O pioneiro teria sido um senhor que vendia couro de vaca, ele usava um carro clássico da marca DKW. Depois dele, ele conta que foram surgindo kombis e paratis.

No presente

Oficialmente, a Vila Jaiara teria sido fundada em 1948, por iniciativa do empresário Luiz Caiado de Godoy, criador da primeira fábrica de tecidos de todo o estado de Goiás. Ele também foi quem batizou a região.

Pai de Jairo e Yara, ele decidiu elaborar uma junção de nomes que homenageasse ambos, criando então uma nova palavra – apesar de ser confundida com palavras indígenas.

Conforme crescia, a gigante da região Norte recebia diversas empresas e instituições. Atualmente, a população pode ser atendida na educação, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), pela Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama) e por outras diversas escolas da região. A área conta com bancos, clínicas, lojas de todos os tipos, um shopping e até um restaurante cidadão.

A baixada também cresce na área do lazer, com bares e restaurantes atraindo pessoas de todos os cantos da cidade, além do Parque da Jaiara, espaço recente porém já muito bem aceito e frequentado pela população.

O Parque da Jaiara fica localizado na rua 13, no Loteamento Las Palmas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade