Esses são os estrangeiros que mais investem em Goiás

Levantamento do IBGE pinta cenário de MEIs no estado em relação à nacionalidade, escolaridade, gênero, entre outros fatores

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Esses são os estrangeiros que mais investem em Goiás
Mulheres buscam confiança na hora de fechar negócios (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia)

Goiás é o oitavo estado com o maior número de microempreendedores individuais (MEIs) do Brasil, tendo registrado um total de 460,7 mil em 2021, quando foi feito um levantamento pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste número, uma parcela surpreendente sequer é brasileiro.

Estes MEIs foram responsáveis por empregar 5,7 mil pessoas, sendo que a maioria trabalha nos setores de serviço e comércio, somando 46,2% e 34,3%, respectivamente. Em específico, a área com o maior número de registros foi a de reparação de veículo automotor e motocicleta, totalizando em 32,5%.

No que diz respeito aos gêneros, em Goiás, os homens formam a maioria, com 55,2%, enquanto mulheres representam 44,8%. Diante disso, a pesquisa identificou que 22,7%  dos registros são de jovens de até 29 anos de idade, 30,3% possuem de 30 a 39 anos, 24,6% tem entre 40 e 49 e 22,4% possui 50 anos ou mais.

Em relação à escolaridade, mais da metade dos microempreendedores declararam nao possuir ensino superior, sendo que a maior parcela é de quem tem ensino médio completo e superior incompleto (41,8%), seguido por fundamental completo e médio incompleto (12,4%).

Os anaflabetos e com fundamental incompleto representam 6,4%, enquanto aqueles com ensino superior ou mais são 9%. De acordo com o levantamento, 30,4% dos entrevistados não ofereceu esta informação.

Neste contexto, quase todos os MEIs são brasileiros, mas existe uma pequena parcela de pessoas estrangeiras que contribuem para a economia local. De acordo com o IBGE, colombianos representam 18,3% dos registros estrangeiros, com 194.

Em seguida, Portugal, com 109, Haiti (81) e Senegal (75). Vale destacar que ainda há registros de pessoas naturais da Venezuela, Peru, Argentina, China, entre outros países.

Maria Luiza Valeriano

Maria Luiza Valeriano

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. É repórter do Portal 6 desde fevereiro de 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade