Conheça igreja centenária e misteriosa em Goiás que teria sido construída em cima de ouro

Localizada em cidade no interior do estado, paróquia também possui histórias intrigantes ao longo dos mais de 200 anos de existência

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Conheça igreja centenária e misteriosa em Goiás que teria sido construída em cima de ouro
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Silvânia. (Foto: Divulgação/ Secult Goiás)

Na cidade de Silvânia, localizada a 80 km de Goiânia, encontra-se uma centenária paróquia que é facilmente uma das obras mais antigas ainda de pé no estado de Goiás.

Trata-se da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, fundada por volta do ano de 1774, no que hoje é o Centro do município. Ou seja, no próximo ano, o local estará completando cerca de 250 anos de existência.

A paróquia possui tamanha importância para Silvânia que foi tombada em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em sua estética, a igreja possui arquitetura colonial e foi construída no sistema de gaiolas. Além disso, ela possui altares em estilo neoclássico.

Além disso, a paróquia possui algumas histórias interessantes. Isso porque, até 1846, eram feitos sepultamentos dentro do local.

No entanto, após interdição da vigilância sanitária da época, por causa da ocorrência de pestes, a igreja adquiriu um terreno para o cemitério.

Outra lenda a respeito do local é a de que, por debaixo da estrutura do templo, estaria escondido uma grande quantidade de ouro, abandonado na época de mineração.

Reformas

Entretanto, após tantos anos de pé, o patrimônio histórico de Silvânia passa por serviços de reparos.

Por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foram investidos R$ 2,2 milhões para serviços de restauração do altar-mor, telhado, paredes, janelas, portas, sistemas elétricos, dentre outros.

As obras tiveram início na metade de setembro e devem ser concluídas até novembro de 2024.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.