Entenda sobre substância encontrada em bolos utilizada para envenenar ex-sogro e mãe dele, em Goiânia

Em coletiva, perita explicou que elemento era utilizado anteriormente no Brasil como pesticida

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Entenda sobre substância encontrada em bolos utilizada para envenenar ex-sogro e mãe dele, em Goiânia
Amanda Partata no dia em que crime foi realizado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Inodora, incolor e extremamente tóxica. Essas são algumas das características da substância encontrada em dois bolos de pote que foram consumidos e levaram a óbito Leonardo Pereira Alves, de 58 anos, e a mãe dele, Luzia Tereza, de 86 anos, em Goiânia.

Durante coletiva de imprensa ministrada desta quarta-feira (27), a Perita Criminal Oficial da Polícia Técnico-Científica de Goiás, Mayara Cardoso da Silva Martins, revelou alguns detalhes sobre o composto supostamente utilizado pela ex-nora do homem, Amanda Partata, de 31 anos.

Definida como um óxido inorgânico, a profissional explica que o elemento, mesmo que aplicado em pequenas quantidades, apresenta uma grande toxidade e é conhecido pela alta letalidade. O nome do produto não foi revelado por uma questão de segurança pública.

Anteriormente, no Brasil, o produto era utilizado como pesticida, mas teve o uso para esta finalidade negado e, atualmente, é usado na fabricação de vidros e de madeiras.

A substância, que apesar de ser rara, é conhecida. Segundo a perita, ela pode ser encontrada em diversos formatos, como na forma líquida, e não apresenta odor e tampouco sabor.

Embora o produto não tenha a venda proibida no Brasil, a perita destaca que ela é de difícil acesso e é vendida em estabelecimento revendedores de reagentes químicos.

Caso consumida, ela pode trazer danos severos em diversos órgãos e apresenta sintomas como diarreia, dores abdominais e entre outros.

“Sendo assim, identificamos o elemento oxido inorgânico e descartamos essa sugestão que eles  haviam vido óbito por meio de uma morte natural e sim por envenenamento por característica da tal substancia”, destacou.

De acordo com a corporação, dos 04 bolos de pote encontrados no local, apenas dois estavam contaminados com a substância. Em um deles, foi constatado que o alimento estava 80% contaminado.

A hipótese de que o envenenamento havia sido decorrente do suco foi descartada,  uma vez que elemento apresenta uma difícil dissolução.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade