Como responder à pergunta: como você se vê daqui 5 anos?
As entrevistas de emprego são o terror de muitas pessoas e esse questionamento é um dos que mais reprovam candidatos despreparados. Já aconteceu com você?


As entrevistas de emprego são processos nos quais os empregadores avaliam os candidatos para uma vaga de trabalho em uma empresa.
O foco do entrevistador é abordar perguntas sobre experiências, habilidades e personalidade para determinar se o candidato é adequado para a posição.
Esses questionários profissionais são criados em cima de perguntas estratégicas e, se o candidato não estiver bem preparado, pode perder a chance de garantir uma vaga que tanto almeja.
Como responder à pergunta: como se vê daqui 5 anos?
Uma questão muito frequente, por exemplo, e que tem eliminado pretendentes Brasil à fora é a famosa: “Como você se vê daqui a 5 anos?”
Contudo, ela serve para medir o grau de ambição e as perspectivas futuras que uma pessoa tem dentro do plano de carreira de uma instituição que oferta vaga de trabalho
No entanto, parece algo difícil, porém se você se preparar e tiver uma resposta bem elaborada, pode se destacar e mostrar seu comprometimento com o cargo que almeja.
Separamos para você algumas dicas de especialistas em Recursos Humanos e listamos alguns pontos que eles acharam importantes mencionar.
Exemplo de resposta: “Acredito que, dado o porte da empresa, haverá oportunidades em cargos de liderança. Planejo demonstrar e desenvolver minhas competências e habilidades, ganhando a confiança da equipe e dos gestores para ocupar uma posição de liderança.”
Outro modelo: “Tenho grande interesse em enfrentar os desafios que novos projetos apresentam, seja na área tecnológica ou de relacionamento interpessoal. Vejo-me motivado a abraçar cada novo projeto que surgir no futuro.”
Com um foco mais na aprendizagem: “Motivo-me bastante pelo desejo constante de aprender. Acompanhar o crescimento da empresa e as mudanças nos métodos, softwares e controles é algo que me mantém engajado.”
Por fim, com um foco em carreira: “Vejo-me crescendo profissionalmente e desenvolvendo minhas competências, contribuindo assim para o sucesso contínuo da empresa. Espero que o plano de cargos e salários favoreça a evolução de todos os colaboradores.”