Goiânia disponibiliza testes rápidos para dengue em 75 unidades de saúde
Estado já registrou quase 20 mil casos da doença e seis óbitos em 2024
Em meio ao crescente diagnóstico de casos de dengue em Goiás aliado a preocupação das autoridades sobre um possível colapso no sistema de saúde, a Prefeitura de Goiânia está disponibilizando, a partir desta segunda-feira (19), testes rápidos para identificação da doença.
A iniciativa será ofertada em 75 localidades do município, sendo 54 em Unidades de Saúde da Família (USF) e 21 em Centros de Saúde (CS).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), a medida faz parte de uma série de ações colocadas em prática pela pasta para o enfrentamento da doença.
- Motorista de veículo de luxo bate com tudo em poste para desviar de “barbeiragem”, em Goiânia
- Foliões se revoltam com ladrão de celulares em pré-carnaval de Goiânia e o seguram até chegada da cavalaria da PM
- Polícia é acionada para colégio estadual em Anápolis após coordenador descobrir o que adolescente escondia na bolsa
Além dos testes, foram também implantados: 12 leitos exclusivos para internação de pacientes com dengue, chamamento de 60 médicos para atuarem na Atenção Primária, capacitação de profissionais de saúde e a criação de um gabinete de crise para monitorar o número de casos e situação nas unidades de saúde da cidade.
Até o momento, conforme dados emitidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), somente neste ano, o estado registrou 19.533 e seis óbitos da doença.
Em comparação ao mesmo período de 2023, foram contabilizados 13.719 diagnósticos – o que representa um aumento de 42.37%.





