Veja quais são os benefícios garantidos para quem doa sangue
Além da folga no trabalho, doadores também recebem vantagens em concursos e até na aposentadoria

No dia 14 de junho comemorou-se o Dia Mundial da Doação de Sangue, uma data que visa conscientizar a população sobre a importância desse ato. Mas poucos sabem que, além de salvar vidas, o doador também obtém inúmeros benefícios.
Uma das principais vantagens de doar sangue é a realização de um check-up gratuito. Antes da coleta, são realizados diversos exames para garantir que o doador está saudável e que o sangue é seguro para transfusões.
Há também o direito a um dia de folga no trabalho, assegurado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse benefício possibilita que o doador descanse e cuide de si, sem prejuízos no final do mês.
Outra vantagem significativa é a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos federais para doadores, conforme estabelecido pela Lei 13.656/2018. Além disso, a boa ação pode ser usado como critério de desempate em diversos certames.
Adicionalmente, doadores de sangue têm direito a meia-entrada em cinemas, shows e teatros, além de descontos em passagens de ônibus. Todos os incentivos visam aumentar o número de doadores regulares, para manter os estoques de sangue em níveis adequados.
A redução do tempo de serviço necessário para aposentadoria também é influenciada por aqueles que são doadores regulares de sangue.
Aos que doarem por 05 anos, têm direito a uma redução de 3,33%. Para 10 anos, o tempo de serviço é reduzido em 6,66%. Quem doa por 15 anos, consegue reduzir 10%. Já para 20 anos, a redução é de 13%. Por fim, para aqueles que doarem por 25 anos, o percentual aumenta para 15%.
Leia também
- Cartório aceita o maior nome de uma pessoa já registrada no Brasil; veja o significado
- Supermercados ficam mais próximos de poder vender o que até então era proibido
- Geração Z desenvolve a síndrome do impostor reverso achando que são bons demais para qualquer emprego
- Os hospitais do SUS na lista dos melhores do mundo em 2025
Para homens, que devem contribuir por 35 anos para aposentar, podem ter prazo reduzido para menos de 30 anos, uma redução de cerca de 5 anos no caso de um “doador máximo”.
A prática de doar sangue também traz vários benefícios para a saúde, como a renovação das células sanguíneas, reduzindo os riscos de câncer no fígado, pulmão e garganta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que de 1 a 3% da população sejam doadores regulares de sangue. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a taxa de doação foi de 1,4% em 2021.