Saiba de quantas formas alguém pode ser chamada de ”corno” em Goiás

Pesquisa linguística estudou como moradores de diversos municípios do estado pronunciam e 'dão nome' para diferentes palavras

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Saiba de quantas formas alguém pode ser chamada de ”corno” em Goiás
Agropecuária é um dos principais motores da economia em Goiás. (Foto: Divulgação/ Governo de Goiás).

Já parou para pensar qual o nome correto para o homem enganado pela companheira? Para alguns, o famoso corno, enquanto outros preferem chamar de chifrudo.

Pois um livro publicado em 2015 tem voltado a chamar atenção tentando entender como determinados municípios do Centro-Oeste pronunciam e “dão nome” à certas situações: como o ato de ser “trocado” em um relacionamento.

O exercício de linguística foi realizado durante um estudo pelos professores Aline da Cruz, Daniel Marra da Silva, Sebastião Elias Milani e Tânia Ferreira Rezende, que, Goiás adentro, produziram 302 páginas de conteúdo para o livro “Alingo — Atlas Linguístico de Goiás: Léxico-Fonético”.

Em uma dessas centenas de laudas presente no artigo, é feita a indagação “Como é chamado o marido enganado pela mulher?”.

Pois bem, em primeiríssimo lugar, o termo “chifrudo” foi escolhido pelos moradores de Anápolis, Montes Belos, Caldas Novas, Formosa, Iporá, Itumbiara, Goiás, Planaltina, Pires do Rio, Ceres e Porangatu.

Em seguida, o famoso “corno”, foi citado em São João D’Aliança, Aruanã, Rio Verde, São Miguel, Uruaçu, Jaraguá, Três Ranchos e Catalão.

Depois, “traído”, foi mencionado pela população de Cachoeira Dourada, Quirinópolis, Campos Belos, Jussara, Santa Terezinha, Cristalina e Posse.

Apesar da coincidência em certas localidades, existem menções “honrosas”  com termos um tanto quanto peculiares, como “lambe sal”, “trouxa”, “boi sonso” e “colega do boi” que também foram falados em pelo menos uma das cidades pesquisadas.

“Galheiro”, “frouxo”, “tufão”, “botando ponta” e “touro”, também surgiram entre os entrevistados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.