Pesquisa de universidade americana revela quanto será temperatura em Goiânia daqui a quase 60 anos
Projeto recebeu o nome de Future Urban Climates e oferece tanto uma perspectiva realista do panorama futuro, quanto uma opção otimista
Como estará o clima em Goiânia daqui a 56 anos? Parece uma realidade muito distante, mas, para cientistas da Universidade de Maryland (EUA), já dá para fazer uma projeção sobre a data.
Isso porque, em uma pesquisa climática, eles desenvolveram um mapa interativo, o qual apresenta previsões em 2080 para mais de 40 mil cidades ao redor do mundo. Dentre elas, estão diversas representantes brasileiras, incluindo Goiânia.
O projeto recebeu o nome de Future Urban Climates, e oferece tanto uma perspectiva realista do panorama futuro, quanto uma opção na qual as emissões de gases do efeito estufa foram controladas, por meio de uma transição energética sustentável.
- Equatorial descobre como comerciante de Goiânia que gastava R$ 2 mil de energia pagava apenas R$ 300 por mês
- Homem é preso após Polícia Civil encontrar cachorro em estado de desnutrição e outro morto em Iporá
- Goianão 2026 começa com dose dupla para Anápolis; Galo e Rubra estreiam neste fim de semana
Na primeira perspectiva, Goiânia é apontada com um aumento de aproximadamente 5,9 ° C no verão. Portanto, se atualmente as médias nessa época ficam na marca dos 30,9 °C, no futuro devem chegar aos 36,8 °C, além de ficar 19% mais seco.
Já no inverno, que segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, teve uma média maior que o verão em 2023, e as temperaturas de 32,1 °C devem alcançar também a marca dos 36,8 ° C, com uma redução de 5,9% na umidade.
Ainda foi apontado na pesquisa que, nesse cenário, a capital goiana teria condições parecidas com a cidade de El Zulia, na Colômbia. Outro exemplo, a apenas 200 km, é Brasília, que terá variações parecidas, com cerca de 6 °C a mais no verão e aproximadamente 4,4 ° C no inverno.
Na opção que apresenta um futuro otimista, no qual as recomendações de redução na emissão de gases do efeito estufa são seguidas, o aumento máximo das temperaturas fica em 1,5 °C, assim como prevê o Acordo de Paris.

Mapa interativo (Foto: Captura de tela/Future Urban Climates/Universidade de Maryland)






