Nova espécie de cobra descoberta por cientistas pode ser muito perigosa

Apesar de pequeno, o animal é bastante venenoso

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
Nova espécie de cobra descoberta por cientistas pode ser muito perigosa
(Foto: Divulgação/ Nick Poyarkov/ Universidade Estatal de Moscou)

Para muitos, esse animal é capaz de causar arrepios. Claro que estamos falando da cobra.

É fato que esse bicho não é nada amigável.

No entanto, são muito importantes no controle de populações de roedores e outras pragas, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas.

Elas podem viver em uma variedade de habitats, desde florestas tropicais até desertos e até mesmo em ambientes aquáticos.

Além disso, em algumas culturas, as cobras têm significados simbólicos diversos, muitas vezes associadas à sabedoria, renovação, ou até mesmo ao perigo.

Recentemente, uma nova espécie de cobra foi descoberta e tem chamado a atenção dos cientistas.

Nova espécie de cobra descoberta por cientistas pode ser muito perigosa

Nos últimos dias, pesquisadores da Universidade Estatal de Moscou, na Rússia, identificaram uma nova espécie de cobra.

A recém descoberta constatou que o animal é venenoso e multicolorida,  podendo ser encontrada em florestas tropicais secas no centro do Vietnã.

Com o nome cientifico de Trimeresurus cyanolabris, a criatura tem a pele na cor verde-grama brilhante, olhos amarelos, cauda vermelho-tijolo e lábios, queixo e garganta azuis, sendo apelidada de víbora-verde-de-lábios-azuis.

Como muitas da sua espécie, ela se alimenta de pequenos sapos e lagartos, é mais ativa ao entardecer e após o anoitecer.

Além desse hábito, ela gosta de passar o dia pendurada em galhos ou entocada dentro de troncos de árvores perto de rios e riachos.

Essa é uma das 50 víboras asiáticas venenosas que são da mesma família. Elas podem ser diferenciadas por causa do seu tamanho menor e das cores peculiares.

O líder do estudo, Sabira Idiiatullina, juntamente dos outro cientistas envolvidos na pesquisa, realizaram uma análise genética para confirmar que a cobra é uma espécie totalmente nova.

Além de que seu parente conhecido mais próximo é a Trimeresurus rubeus, víbora de olhos vermelhos.

As pesquisas buscam usar da identificação genética para encontrar mais espécies da mesma família.

No entanto, os locais onde elas podem ser encontradas estão com grandes riscos de desmatamentos, o que pode dificultar a pesquisa.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!