Casa própria grátis atende 2,7 mil famílias de Goiás

Imóveis são construídos e doados pelo Governo do Estado, por meio do programa Pra Ter Onde Morar; meta é chegar a 10 mil moradias entregues

Publieditorial Publieditorial -
(Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz)

A vida da jovem Jaqueline dos Santos Silva Sousa, 26 anos, não estava nada fácil.

“Pagar aluguel e cuidar sozinha de dois filhos é bem complicado. A casa própria vai me dar a estabilidade que eu sempre sonhei”, contou a ganhadora de uma das casas entregues pelo Governo de Goiás em Indiara. Assim como ela, o Programa Pra Ter Onde Morar beneficiou 2.788 famílias em todo o estado até esta sexta-feira (5/7). A construção dos imóveis e a seleção dos contemplados é realizada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria da Infraestrutura.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, explica que as unidades habitacionais doadas estão espalhadas por 59 municípios goianos. “Todas essas moradias são totalmente gratuitas, até mesmo a escritura, beneficiando famílias mais vulneráveis, com renda até um salário mínimo”, ressalta. Baldy informa ainda que 160 cidades já foram alcançadas pelo programa, em diferentes estágios, como contratação da obra, projeto e execução. “Conforme determinação do governador Ronaldo Caiado, vamos chegar à marca de 10 mil moradias”, afirma.

Para tornar o sonho da casa própria realidade, o Governo de Goiás disponibiliza recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege) para pagar 100% dos custos de construção. A prefeitura, por sua vez, realiza a doação do terreno, que deve ter infraestrutura básica. “O resultado dessa parceria é agilidade e qualidade superior. Hoje a política habitacional praticada em Goiás é vanguarda no Brasil”, destaca o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales. Os editais abertos para inscrição estão disponíveis no site https://goias.gov.br/agehab/pra-ter-onde-morar-construcao/.

(Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.