Um mês após morte da pequena Rebeca, SES confirma meningite como causa
Garotinha de Anápolis faleceu enquanto dormia. Desde então, testes estavam sendo realizados a fim de determinar a causa

Por meio de uma nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que a causa da morte da pequena Rebeca Nunes Mota da Costa, de apenas 07 anos, falecida há um mês, foi uma meningite bacteriana.
A criança, que tratava um resfriado, faleceu enquanto dormia, na noite do dia 06 de julho. Assustados, os pais precisaram levá-la às pressas para o Ânima Centro Hospitalar, mas ela não resistiu, com o óbito sendo confirmado ainda no local.
Desde então, foram realizados testes no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO), o qual constataram a doença caracterizada por um processo inflamatório das meninges — membranas que revestem o sistema nervoso central.
Apesar da perda trágica, a secretaria afirmou que segue monitorando ocorrências de diversos tipos de meningite, comuns nesta época do ano, uma vez que a transmissão é causada de pessoa para pessoa através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.
Além disso, também foi informado que o estado de Goiás registrou 115 casos da doença somente em 2024, sendo que, destes, 22 resultaram em óbitos.
Leia também
- Pais e bebê de 1 ano morrem em grave acidente na GO-164
- Após meses sem receber visita da família, bebê que vivia em cercadinho no Hugol é levado para abrigo
- Criança é agredida com socos e tem dente quebrado por adolescentes dentro de colégio em Goiânia
- Motorista de aplicativo agride mulher dentro de salão de beleza em Aparecida de Goiânia
Essas ocorrências englobam as diferentes etiologias da meningite, que pode ser contraída por meio de bactérias — caso da Rebeca —, transmissão viral, por fungos ou parasitas.