UFG oferece mais de mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens entre 16 e 29 anos
Vale ressaltar que os candidatos devem ter ao menos o ensino fundamental incompleto, e em alguns casos o ensino médio completo ou em processo de conclusão
Em parceria com o Governo Federal, a Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu mais de mil vagas para jovens, entre 16 e 29 anos, em cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição. O programa foi intitulado de Qualifica Goiás, tem inscrições até o dia 15 de setembro e diversas áreas de formação.
As aulas ocorrerão presencialmente nas unidades do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) e na Escola do Futuro de Goiás (EFG), e totalizam 1250 vagas, oferecidas para as áreas de beleza, turismo, modelagem, culinária, saúde, agropecuária e informática.
Vale ressaltar que os candidatos devem ter ao menos o ensino fundamental incompleto, e em alguns casos o ensino médio completo ou em processo de conclusão. O público-alvo prioritário são pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego e no Cadastro único (CadÚnico).
Dentre as vagas, 20% foram reservadas para pessoas cadastradas no CadÚnico, enquanto 40% são para pessoas negras, LGBTQIAP+ e mulheres, além de 10% para pessoas com deficiência.
O intuito do projeto é possibilitar a entrada de jovens no marcado de trabalho, nas mais diversas áreas disponibilizadas. Em Goiás, existem Cotecs em 16 cidades, além de Escolas do Futuro (EFGs), em 5. As aulas têm previsão para se iniciarem no dia 1º de outubro, durando um ano.
Para mais informações, ou para se candidatar, basta acessar o link https://site.cett.org.br/qualificagoias.