Efeito pré-frontal: entenda fenômeno climático que deve atingir Goiânia em setembro

Previsão é que ação turbine temperaturas e perdure ainda nos próximos dias

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Dia quente em Goiânia. (Foto: Arquivo/Governo de Goiás)
Dia quente em Goiânia. (Foto: Arquivo/Governo de Goiás)

Os termômetros, que já estão elevados, podem sofrer uma ‘turbinada’ e subirem ainda mais em Goiânia devido ao “efeito pré-frontal”, que antecede a chegada de uma nova frente fria.

Com isso, de acordo com o Climatempo, algumas capitais brasileiras devem registrar recordes de calor, tendo as maiores temperaturas de 2024.

A explicação, segundo o órgão, se deve ao fenômeno, que é caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria. Assim, o ar frio empurra o ar quente para cima, ocasionando uma compressão e elevando os termômetros.

Outro agravante se deve ao bloqueio atmosférico, que impede a formação de grandes nuvens de chuva e causa uma onda de calor de longa duração, aumentando as temperaturas de diferentes partes do país.

Em Goiânia, conforme o Climatempo, a situação de calor – que perdurou ao longo da semana – deve se agravar. Segundo o instituto, a capital pode registrar até 39°C nos próximos 10 dias.

De acordo com o instituto, tanto no próximo sábado (14) quanto no domingo (15), a capital deve ter máximas de até 37ºC.

Frente fria 

A frente fria, que desembarcou no Sul do Brasil ainda na quarta-feira (11), deve avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste somente no fim de semana.

A previsão é que, com a chegada do fenômeno, o sul de Goiás registre uma redução nas máximas ao longo do período.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade