42ºC: meteorologia aponta quando onda de calor deve dar trégua em Goiás

Ao Portal 6, gerente da Cimehgo explica cenário aguardado para os próximos dias

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Dia quente em Goiânia. (Foto: Arquivo/Governo de Goiás)

As altas temperaturas que tem ‘castigado’ os goianos não terão uma trégua tímida ao longo desta semana em Goiás. Para se ter ideia, ainda nesta terça-feira (24) a previsão é que os termômetros atinjam até 42ºC em algumas cidades, como Porangatu.

Ao Portal 6, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que, a partir de quinta-feira (26), o cenário de elevação dos termômetros seja amenizado, mas de forma pouco notória.

“A onda de calor perde um pouco de intensidade, não vai esfriar, vai continuar quente, mas em uma proporção um pouco menor. Perde um pouco a intensidade, mas ela [onda de calor] não morre”, diz.

Conforme ele, o fenômeno é decorrente de uma junção entre a massa de ar quente e seco, que ganhou força em boa parte do Brasil, provocando uma nova onda de calor no estado.

Mas uma mudança um pouco mais significativa do cenário deve acontecer a partir da sexta-feira (27), quando os termômetros começam a cair.

“Lá para o dia 27 melhora. Ela [onda de calor] perde intensidade e continua no Brasil Central. […] A gente dá uma recuada, por exemplo, da casa dos 40ºC para 36ºC”, explica.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.