Goiânia está entre as cidades mais seguras do Brasil, aponta estudo
Capital de Goiás figurou positivamente em dois levantamentos, ficando à frente de locais como Belo Horizonte e Porto Alegre
Além do sertanejo, Goiânia também provou ter como carro-chefe outro aspecto: a segurança. Sendo apontada como uma das cidades mais confiáveis nesse quesito para se viver no Brasil, de acordo com o ranking realizado pelo portal MySide.
Ocupando a 7ª posição na lista entre os municípios com população acima de 1 milhão de habitantes, a capital de Goiás se destacou por possuir uma taxa de homicídios de 24,7, quando comparada a cada 100 mil habitantes.
Na lista, se seguem Curitiba (PR), em 6º lugar, com um índice de 24,2; Belém (PA) com 20,8, em 5º; Campinas (SP), com 14,6; Brasília (DF), com 14,3; São Paulo (SP), com 11,8 e Guarulhos (SP) em 1º, marcando 8,1.
Dentre as capitais, Goiânia também se sobressaiu, ficando na 8ª colocação, sendo considerada mais segura que Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Neste ranking, Florianópolis e São Paulo figuraram com a menor taxa de assassinatos do país.
O levantamento foi realizado com dados coletados em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde. Também foram adotados padrões de metodologia estatística do CID 10 – arquétipo utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).