Governo de Goiás entrega mais 132 novos ônibus para o transporte coletivo
Investimento chega a R$ 230 milhões. Até o final do ano, o número de veículos incorporados à Nova RMTC chegará a 400
O Governo de Goiás entregou em outubro mais 132 novos ônibus para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. O investimento totalizou R$ 230 milhões, compartilhado entre Governo do Estado, municípios e concessionárias. Até o final do ano, o número de veículos incorporados à Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC) chegará a 400.
Parte do Novo Plano Operacional da RMTC, a remessa finaliza o primeiro lote para renovação da frota, totalizando 200 novos veículos. Em agosto, foram destinados outros 68 ônibus ao Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste. Os veículos começam a ser inseridos imediatamente e gradativamente no sistema e devem atender a quase 90 mil pessoas diariamente que dependem do serviço. Os ônibus serão operados pelas concessionárias Rápido Araguaia, HP Transportes, Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego) e Viação Reunidas.
A nova frota foi pensada também para facilitar aos usuários a identificação das linhas. Os ônibus serão classificados por cores: verde, veículo do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul, linha alimentadora (REC e RIS); e cinza, rede estrutural dos corredores (RLC e RRG). Todos os veículos oferecem ar-condicionado, janelas com vidros fumê, para climatizar e reduzir o brilho e o calor solar; suportes pega-mão nos balaústres horizontais; assoalho revestido com plástico antiderrapante e bloqueador de portas que proporcionam mais segurança durante a viagem; além de tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis e campainha via wireless.
A segurança também foi cuidadosamente pensada. Todos os ônibus da nova frota possuirão GPRS (General Packet Radio Service), um sistema de alarme que envia informações em tempo real para a central de monitoramento através da rede de celular, em vez da linha telefônica convencional. Isso evita que a linha seja cortada em caso de invasão, e garante uma comunicação contínua. Os ônibus contarão com câmeras de segurança conectadas com a Central de Controle Operacional (CCO) e a Central de Segurança de Transportes (CST) também com monitoramento em tempo real.
Veículos EURO 6
– 132 ônibus zero km à diesel
– 18 são da marca Volkswagem com carroceria Marco Polo, os demais 114 são todos Mercedes Benz
– Do total, 66 possuem carroceria Marco Polo e 48, carroceria Caio
– Todos os veículos possuem ar condicionado, câmeras de segurança e suspensão pneumática, o que gera mais conforto para o passageiro e para o motorista.
Sistema de Cores
VERDE
Rede BRT:3
– Ônibus Superarticulado, com 23 m de comprimento, com portas de ambos os lados do veículo, para operação no BRT Anhanguera;
– Ônibus Superpadron, com 15 m de comprimento, com portas de ambos os lados do veículo, para utilização no BRT Norte-Sul;
AZUL
Rede Local (RLC) ou Rede Regional (RRG):
– Ônibus Básicos, com 12 m de comprimento, com portas convencionais à direita do veículo;
– Midiônibus, com até 12 m de comprimento, com portas convencionais à direita do veículo, e motorização leve.
CINZA
Rede Estrutural de Corredores (REC):
– Ônibus Superpadron, com 14 m de comprimento, com portas convencionais à direita, podendo dispor de portas também do lado esquerdo, caso os projetos de infraestrutura para novos corredores assim exijam;
– Ônibus Padron convencional, com 13 m de comprimento, com portas convencionais à direita, podendo dispor de portas também do lado esquerdo, caso os projetos de infraestrutura para novos corredores assim exijam;
Rede Estrutural de Corredores (RIS):
– Ônibus Padron convencional, com 13 m de comprimento, com portas convencionais à direita, podendo dispor de portas também do lado esquerdo, caso os projetos de infraestrutura para novos corredores assim exijam;
– Ônibus Básicos, com 12 m de comprimento, com portas convencionais à direita do veículo;