Atletas de Goiás que são destaques nos esportes e já conquistaram títulos de peso
Atuando em diferentes modalidades, jogadores conquistaram títulos em disputas nacionais e internacionais
Não é apenas no segmento de música sertaneja que Goiás ocupa os holofotes. Para além do ritmo, o estado também vem se destacando no que diz respeito a esportes. Um recorte nos últimos dois anos é a prova.
Em diferentes modalidades, sejam elas futebol, natação ou tênis, o estado foi o berço de diversos atletas de peso que buscam títulos em disputas nacionais e até internacionais.
1. Gabrielly Vitória
A natação paralímpica trouxe resultados importantes para Goiás, com três medalhas – incluindo um ouro nos 50 metros livres – conquistadas pela adolescente Gabrielly Vitória, de 15 anos, durante o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica Escolar (Gymnasiade), ocorrido em Bahrein.
Formada no Centro de Excelência do Esporte, do Governo de Goiás, a atleta nasceu com paralisia cerebral e iniciou na natação em 2019 como uma forma alternativa de reabilitação.
No decorrer, ela apresentou uma evolução nos treinos, passando a disputar em competições e focando no esporte de alto rendimento. Para se ter uma ideia, ela acumulou medalhas e títulos nas Paralimpíadas Escolares, logo no início da carreira.
Em seguida, ela se tornou bolsista do Pró-Atleta e, em 2024, se destacou no Campeonato Brasileiro Sub-18.
2. Luis Augusto Miguel
Com apenas 15 anos, Luis Augusto Miguel é uma revelação no tênis, ocupando o primeiro lugar do ranking nacional juvenil da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), na categoria de 16 anos.
O adolescente também se destaca entre os sub 18, sendo o mais novo do top 5, ocupando a quinta posição. Já em escala global, ele é o 90º melhor jogador pela Federação Internacional de Tênis (ITF) Juniors.
Neste ano, ele começou a disputar torneios juvenis e já conquistou competições de nível J300 e J500. O goiano, inclusive, disputou o Wimbledon, em 2023, na categoria até 14 anos, chegando até as semifinais.
3. Fernando Reges
Quem também se destaca é Fernando Reges, que se tornou o único jogador nascido em Goiás a jogar na Premier League inglesa.
Natural de Alto Paraíso, ele teve o primeiro contato profissional com o futebol no Vila Nova no Brasil. As atuações no time logo despertaram os olhares europeus, que fizeram a transferência dele para os gigantes portugueses do Porto.
Logo após 7 temporadas, Fernando chamou a atenção do Manchester City, assinando com um clube da Premier League.
No total, ele conquistou 4 títulos da liga portuguesa, 3 Taças de Portugal e 1 Europa League com o Porto. O jogador também ganhou a Copa da Liga com o Manchester City na temporada 2015-2016.
Após passar um tempo na Turquia e na Espanha, vencendo a Superliga Turca por duas vezes, a Copa Turca com o Galatasaray, ele foi transferido para o Sevilla, onde conquistou dois títulos da Europa League e retornou ao Vila Nova, sendo transferido ao Internacional depois.
4. Davi Stival
Aos 16 anos, Davi Stival conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional, em Cascavel, no Paraná, ficando no primeiro lugar na categoria individual e também na disputa por equipes.
O goiano, que é de família tradicional no esporte e parte da nova geração, pratica karatê desde dos 05 anos e é faixa marrom na modalidade.
Durante a nona competição do torneio, a competição contou com mais de 700 competidores de 14 estados do Brasil.
5. Victor Luise
Em 2022, o atleta Victor Luise ficou em primeiro lugar nas provas de resistência e contrarrelógio do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo, realizado em São Carlos, no interior de São Paulo.
Na época, além dele, Carlos Alberto Soares e Warley Gomes, que também representavam em Goiás, também participaram da competição e conquistaram títulos.
6. João Pedro dos Santos Silva
A competição considerada uma espécie de “Oscar” do balé mundial, a Prix de Lausanne, ocorrida em Lausanne, na Suíça, teve João Pedro dos Santos Silva, de apenas 15 anos, como o grande vencedor.
O adolescente iniciou nos estudos na Escola do Futuro em Artes de Goiás Basileu França ainda em 2020, com o objetivo de se tornar um bailarino profissional.
João levou o Prêmio Especial Daniel Camargo, ficando em primeiro lugar na Variação Masculina Júnior, em primeiro no Pas de Deux Júnior (com Antonia Manrique) e em primeiro no Solo Neoclássico masculino Júnior, durante o Festival de Dança de Joinville, em 2023.