Anápolis possui maior favela em número de habitantes de Goiás; veja qual

Dados também apontam que, em uma média de todas as zonas residencias do tipo no estado, há mais autodeclarados pretos e pardos do que brancos

Davi Galvão Davi Galvão -
Anápolis possui maior favela em número de habitantes de Goiás; veja qual
Dados do IBGE apontam que o Jardim Boa Esperança é a favela mais populosa de Goiás. (Foto: Google Street View)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (08) dados referentes a distribuição de favelas. Um dado curioso é que Anápolis é a cidade com a favela e comunidades urbanas ao se considerar o número de habitantes e também de residências de Goiás.

Para classificar quais regiões poderiam ser classificadas como favelas, o estudo levou em conta fatores como: a ausência ou oferta incompleta e/ou precária de serviços públicos; quando a estruturação e organização das ruas e imóveis é feita pela própria população e/ou não segue as normas municipais e também a localidade.

Deste modo, o bairro Jardim Esperança, na região Sul de Anápolis figurou a primeira posição dentre as favelas com a maior população residente, em todo o estado, com 4.471 habitantes.

Logo em seguida, veio a comunidade do bairro Boa Vista, em Novo Gama, com 2.524  pessoas lá morando e, em terceiro lugar, a Vila Guaira, em Valparaíso de Goiás, com 2.481 habitantes.

Confira o ranking das favelas com maior número de habitantes em Goiás:

1° Jardim Esperança – Anápolis: 4.471 habitantes
2° Boa Vista – Novo Gama: 2.524 habitantes
3° Vila Guaíra – Valparaíso de Goiás: 2.481 habitantes
4° Planalto Das Perdizes, Santa Bárbara E Itapeti – Padre Bernardo: 2.439 habitantes
5° Quebra Caixote – Goiânia: 2.340 habitantes
6° Vila União – Novo Gama: 2.181 habitantes
7° Ocupação Alto da Boa Vista: – Aparecida de Goiânia 2.054 habitantes
8° Jardim Liberdade – Senador Canedo: 1.811 habitantes
9° Virgínia Parque – Aparecida de Goiânia: 1.759 habitantes
10° Jardim Umuarama – Luziânia: 1.700 habitantes

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade