Anápolis recebe espetáculos teatrais gratuitos de 27 a 30 de novembro

A programação faz parte da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis

Publieditorial Publieditorial -
Teatro
Peça teatral. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Anápolis e a Produtora Art Vídeo realizam de 27 a 30 de novembro, a 27ª Mostra de Teatro de Anápolis. Com 11 espetáculos teatrais, o festival possui uma extensa programação de apresentações, oficinas, mostra competitiva e bate-papos. “O objetivo é difundir as artes cênicas na cidade ofertando o acesso a obras inéditas para grupos diversos. Isso tudo de forma totalmente gratuita”, conta Djalma Lima, diretor da Mostra.

“A Mostra de Teatro é uma iniciativa para fortalecer nossa identidade cultural e garantir que todos tenham acesso à riqueza das artes cênicas. Ao proporcionar espetáculos gratuitos e de alta qualidade, incentivamos o desenvolvimento de artistas locais, promovemos a inclusão cultural e criamos um espaço acolhedor para o intercâmbio de ideias e experiências. Acreditamos que eventos como este são fundamentais para transformar a nossa cidade em um verdadeiro polo de cultura e inovação”, pontua Eerizania Freitas, secretária de Integração.

Na programação, grupos renomados locais e nacionais se apresentam de forma totalmente gratuita ao público. Os Avessos – Grupo de Teatro Arte & Fatos – Goiânia (GO), Le Tombé – , Cia Nudante – Anápolis (GO), Batuque Canto e Viola – Cia. Boca do Lixo – Anápolis (GO), M(eu) Infinito Pela Cidade – Cena Coletiva – Anápolis (GO), O Dia em que explodiu Mabata-Bata – Grupo de Teatro Dajmbalau – Goiânia (GO), Ovelha Dolly – Michelle Santinni, Filho Pródigo – Cia Volta Seca de Teatro, Bonecos e Circo – Anápolis (GO), Coisas de Criança – Debora di Sá (GO), GISBERTA: Basta um nome para lembrarmos de um ódio – Cara Dupla Coletivo de Teatro – João Pessoa (PB), Sobre Figos e Folhas – Matula Cênica – Anápolis (GO) são as peças que se apresentam neste período.

“Vivemos um marco para toda a comunidade, pois é a oportunidade muitas pessoas que não possuem recursos para ir ao teatro, mas também é o momento de maior importância para as artes cênicas anapolina pois há um intercâmbio entre os participantes, uma mostra competitiva dando luz aos grandes talentos regionais e, principalmente, um olhar aguçado sobre as demandas que vão se fazendo presentes para o fortalecimento do setor”, avalia Luiz Fragelli, produtor responsável pela Mostra.

Aprendizado e Oportunidade

Para além dos espetáculos, a 27ª Mostra de Teatro de Anápolis também oferece oficinas diversas aos artistas e ao público presente. De 15 a 17 de novembro, temos o aquecimento das oficinas com o Curso de Palhaçaria com Alexandre Augusto. O projeto “Palhaçaria”, idealizado por Alexandre Augusto da Silva, chega à cidade de Anápolis com uma proposta inédita de formação completa e gratuita na arte do palhaço. De 15 a 17 de novembro, acontece a primeira etapa que deve seguir com encontros até 2025. O curso é voltado para artistas de diversas áreas e amantes da arte cômica.

No dia 27 de novembro, temos a oficina “Da produção ao palco” – case da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis com Luiz Fragelli. Das 10h às 12h, Luiz Fragelli fala sobre os desafios da produção cultural nas artes cênicas. Com o objetivo de ofertar uma formação mais profunda nas artes, o produtor traz um panorama sobre a função do produtor cultural desde a captação de recursos até a execução. A agenda também integra a seleção de quatro produtores culturais para participarem da Mostra de forma remunerada. Os quatro produtores selecionados, receberão uma ajuda de custo de R$ 500 pelo trabalho.

No dia 29 de novembro, Micheli Santini ministra a oficina “ANTICENA”, das 16h às 18h. Na oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de dispositivos e procedimentos que moldaram a trajetória da atriz convidada, ao mesmo tempo em que poderão experimentar e desenvolver suas próprias composições cênicas.

A agenda de oficinas termina no dia 30 de novembro, com a oficina “O teatro dentro do teatro” com Danilo Alencar. Danilo Alencar é dramaturgo, diretor de teatro e historiador há mais de 30 anos. O teatrólogo atua como diretor do Grupo Arte e Fatos, fundado em 1988. Em sua oficina, Danilo trabalhará na perspectiva da construção e desconstrução do corpo do ator, buscando a fusão entre a linguagem verbal e a linguagem corporal. A conclusão da oficina será a produção de uma performance apresentada na 27ª Mostra de Teatro de Anápolis. É importante que cada participante leve consigo roupas, adereços, maquiagens e objetos cênicos para composição das personagens.

Para se inscrever nas oficinas, basta acessar o site:
https://www.acacc.com.br/mostradeteatro2024

PROGRAMAÇÃO

27 de novembro

20h – Os Avessos – Grupo de Teatro Arte & Fatos – Goiânia (GO)
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo
Participação gratuita

“Os Avessos” é baseado no conto “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”, de Guimarães Rosa. Narrada pelo padre do lugarejo, “Os Avessos” conta o drama vivido no momento da despedida de uma família que não mais se sustenta na sanidade do mundo e, por isso, se parte. Sorôco leva a mãe e a filha em uma jornada sem volta, rumo ao hospício de Barbacena – MG, rumo ao nunca mais.

28 de novembro

9h – Le Tombé – Cia Nudante – Anápolis (GO)
*Apresentação Infantil para escolas

“Le Tombé” narra o encontro mágico entre um cowboy e uma bailarina em fuga, explorando medos, risos, danças e surpresas inesperadas. Com uma abordagem lúdica e poética, o espetáculo se desenrola sob o olhar imaginativo de Joana, uma menina de 8 anos encantada por uma história contada por seus pais.

14h – Batuque Canto e Viola – Cia. Boca do Lixo – Anápolis (GO)
*Apresentação Infantil para escolas

O espetáculo “Batuque, Canto e Viola”, proporciona uma releitura de cenas clássicas de circo, resultados das viagens de uma família circense pelas culturas tradicionais de sua região. Representando a figura do Matuto Goiano, Palhaço Mutamba e Palhaça Seriema se divertem em cena juntamente com o Palhaço Marelo, de apenas 9 anos.

19h – M(eu) Infinito Pela Cidade – Cena Coletiva – Anápolis (GO)
Local: Cine Sibasolly
Participação gratuita

M(eu) Infinito Pela Cidade é um espetáculo-performance composto por três solos, onde três atuantes verbalizam seus pensamentos, aflições, medos e perguntas. “Já parou para pensar qual é a cor da sua alma?”. “Como eu me vejo?”. “É errado ser egoísta?”. Assim, expõem as intimidades do “eu”, sem necessariamente se referirem a si mesmos – pois no eu está contido também o infinito!

20h30 – O Dia em que explodiu Mabata-Bata – Grupo de Teatro Dajmbalau – Goiânia (GO)
Local: Teatro Municipal
Participação gratuita

Baseado no conto homónimo de Mia Couto, escrito em 1986, O Dia Em Que Explodiu Mabata Bata conta a história de Azarias, um jovem pastor órfão que sonha ser uma criança normal e poder ir à escola. Um dia o melhor boi da manada, Mabata-Bata, pisa uma mina deixada pelos combatentes da guerra que decorre no país e explode. Temendo as represálias do tio, o menino decide fugir e embrenhar-se na floresta levando consigo os bois restantes.

22h – Ovelha Dolly – Michelle Santinni espetáculo convidado
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo
Participação gratuita

“Ovelha Dolly” é uma viagem hilariante e reflexiva, um espetáculo que transforma a história da primeira mamífera clonada em uma comédia provocativa. A protagonista, Ovelha, é uma sub-subcelebridade, “Quase Artista” e uma “coach” às avessa ácida e bufão que compartilha sua trajetória única. Dolly narra suas vivências e reflexões sobre ser diferente em um mundo onde a conformidade é a norma.

29 de novembro

9h – Filho Pródigo – Cia Volta Seca de Teatro, Bonecos e Circo – Anápolis (GO)
*Apresentação Infantil para escolas

Espetáculo de teatro de circo com palhaços, cenas de circo, teatro de bonecos e canções folclóricas. Adaptado para ser apresentado especialmente na rua, a participação do público é constante.

14h – Batuque Canto e Viola – Cia. Boca do Lixo – Anápolis (GO)
*Apresentação Infantil para escolas

O espetáculo “Batuque, Canto e Viola”, proporciona uma releitura de cenas clássicas de circo, resultados das viagens de uma família circense pelas culturas tradicionais de sua região. Representando a figura do Matuto Goiano, Palhaço Mutamba e Palhaça Seriema se divertem em cena juntamente com o Palhaço Marelo, de apenas 9 anos.

20h – Coisas de Criança – Debora di Sá (GO)
Local: Teatro Municipal
Participação gratuita

Coisas de criança é um musical circense que narra a história de uma criança que descobre que vai ganhar um irmão. E para resolver esse conflito ela conta com o apoio da melhor amiga, Bitoca Boboca, uma cachorrinha sapeca, com muitos segredos a revelar. Prepare-se para rir e chorar com Vaninha e sua companheira, Bitoca Boboca. Criado por Débora di Sá a partir de falas e histórias vivenciadas pelos seus filhos Heitor e Ivan.

00h – GISBERTA: Basta um nome para lembrarmos de um ódio – Cara Dupla Coletivo de Teatro – João Pessoa (PB)
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo
Participação gratuita – Maior de 18 anos

A trama homenageia a brasileira Gisberta Salce, mulher trans e imigrante brasileira, que fugiu do Brasil nos anos 80, e foi cruelmente assassinada na cidade de Porto, capital portuguesa, aos 45 anos de idade. “Gisberta” é um monólogo que cruza as vivências de Salce com as da própria atriz, também mulher trans, em cenas emocionantes que retratam não só as angústias e violências enfrentadas pelas pessoas trans e travestis, mas também as alegrias da vida, como os shows transformistas que Gisberta fazia.

30 de novembro

Noite de premiação e encerramento
20h – Sobre Figos e Folhas – Matula Cênica – Anápolis (GO)
Local: Teatro Municipal
Participação gratuita

Sobre Figos e Folhas é uma livre adaptação da vida e obra de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em Villa Boa de Goiás, no ano de 1889, conhecida nacionalmente como Cora Coralina. É considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. O espetáculo traz a tona a montanha-russa de emoções e vivências em diversos momentos dessa mulher, que além de doceira, escritora e poeta têm inúmeras faces a serem reveladas. Quem é Ana? Quem é Cora? E a Ana, sempre gostou de ser a Cora.

 

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

Participe das oficinas da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis:
Local: Escola de Teatro de Anápolis
Inscrições gratuitas: https://www.acacc.com.br/mostradeteatro2024

Curso de Palhaçaria com Alexandre Augusto

Primeira etapa – de 15 a 17 de novembro
30 vagas

Oficina “Da produção ao palco” – case da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis com Luiz Fragelli

Dia 27 de novembro das 10h às 12h
10 vagas – Seleção de 4 produtores para trabalhar na mostra de forma remunerada

Oficina “ANTICENA” da Micheli Santini

Dia 29 de novembro das 16h às 18h
20 vagas

Oficina “O teatro dentro do teatro” com Danilo Alencar

Dia 30 de novembro das 9h às 13h
20 vagas

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias