Meteorologia alerta para tempestades de até 100 mm e rajadas de vento de 80 km/h em Goiás; confira
Avanço de frente fria pela região Sudeste do país favorece a formação de áreas de instabilidade, com tempestades e descargas elétricas
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) emitiu um alerta para todo o estado, a respeito da previsão do tempo desta quinta-feira (14), que aponta o de chuvas intensas que podem gerar chuvas de 30 a 60 mm/h ou até 60 a 100mm/dia, rajadas de vento de 40 a 80 km/h.
Esse cenário se deve ao avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, que favorece a formação de áreas de instabilidades, o que possibilita a ocorrência de tempestades, acompanhadas de ventanias e descargas atmosféricas
A região Leste está prevista para ter a maior média de volume pluviométrico, com 50 mm, seguida pela Oeste, com 45 mm, a Central e Norte com 40 mm e, por fim, Sudoeste e Sul, com 35 mm.
Já com relação aos municípios, Formosa deve registrar o maior índice de chuvas do estado, com 35 mm previstos. Na sequência, aparecem Porangatu, Cristalina, Iporá, Firminópolis e Alto Paraíso, com 30 mm.
Araguapaz, Palmeiras de Goiás, Caiapônia, São João da Paraúna e Palminópolis seguem logo atrás, com 25 mm. Na capital, bem como em Anápolis, Aruanã e Cocalzinho, a previsão aponta o volume médio de 20 mm.
Já com 15 mm previstos, seguem os municípios de Catalão, Jataí, Luziânia, Itumbiara, Ouvidor, Ipameri, Davinópolis, Rubiataba, Montes Claros, Doverlândia e Quirinópolis.
Com relação às temperaturas, os termômetros devem variar entre 22 °C e 33 °C no Norte e Oeste goiano; entre 19 °C e 32 °C no Centro e Sul, entre 19 °C e 31 °C no Sudoeste e entre 17 °C e 32 °C no Leste.