6 coisas que engordam bem mais que comida e devem ser evitadas

Algumas atitudes e situações do cotidiano influenciam diretamente o metabolismo e o corpo, muitas vezes sem que você perceba

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
6 coisas que engordam bem mais que comida e devem ser evitadas
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Quando o assunto é ganho de peso, logo pensamos na comida e em alimentos que podem fazer você engordar.

Mas você sabia que há coisas além da comida que também podem impactar na balança?

Algumas atitudes e situações do cotidiano influenciam diretamente o metabolismo e o corpo, muitas vezes sem que a gente perceba.

Você vai se surpreender com algumas dessas “armadilhas” do dia a dia que podem impactar seu corpo e sua mente.

6 coisas que engordam bem mais que comida e devem ser evitadas

1. Dormir Mal

Para começar, dormir pouco ou mal pode ser uma verdadeira sabotagem para o corpo.

Quando o sono é ruim, o organismo libera mais cortisol, o famoso “hormônio do estresse”, que aumenta o apetite e a vontade de comer besteiras.

Além disso, sem uma boa noite de sono, o corpo fica mais preguiçoso, e aquele treino no dia seguinte… fica só na promessa.

Para evitar ganhar peso, tente dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite. Afinal, uma mente descansada ajuda o corpo a funcionar melhor.

2. Ansiedade

Você já deve até saber, mas a ansiedade é uma das maiores vilãs quando se fala em ganho de peso.

Quem nunca se viu devorando uma barra de chocolate ou um pacote de salgadinhos depois de um dia tenso?

Isso acontece porque, na ansiedade, o corpo sente necessidade de “compensar” o desconforto com alimentos que tragam algum prazer rápido.

A dica é: ao invés de recorrer à comida, que tal tentar outras práticas como meditação, leitura ou uma caminhada para distrair a mente?

3. Estresse

Estresse e ganho de peso caminham juntos – e não é por acaso.

Em momentos estressantes, nosso organismo libera substâncias que aumentam a fome, principalmente por carboidratos e açúcares.

Isso sem contar que o estresse prolongado também afeta a capacidade do corpo de metabolizar gordura.

Se você está em uma fase cheia de pressões, tente encontrar maneiras de relaxar, seja através de atividades físicas, de um hobby, ou até mesmo tirando um tempo para si.

4. Cansaço Mental

Já percebeu que quando estamos exaustos mentalmente, muitas vezes, sentimos mais fome?

O cansaço mental pode ser tão desgastante quanto o físico, e o corpo tende a buscar fontes de energia rápida – geralmente, alimentos ricos em calorias.

Trabalhos intensos, excesso de preocupações e até longas horas de estudos podem nos levar a buscar esse “reconforto” na comida.

Tente equilibrar a rotina e tirar pausas para evitar esse desgaste. Afinal, uma mente descansada ajuda até na saúde física!

5. Ambientes Tóxicos

Sim, ambientes tóxicos também podem te fazer você engordar.

Convívio constante em lugares negativos, com pessoas que vivem reclamando, criticando ou em constante competição, gera tensão e estresse, que influenciam diretamente na saúde e no peso.

Quando estamos em ambientes assim, a tendência é que o corpo busque compensações emocionais, e a comida acaba sendo uma delas.

6. Sedentarismo Emocional

Isso pode parecer novo, mas faz total sentido: sedentarismo emocional é quando você deixa de lado suas vontades, hobbies e atividades que te fazem bem.

Ficar sem se conectar com o que te faz feliz, sem momentos de descontração, também pode impactar o peso, porque a ausência de prazer na vida gera aquela sensação de vazio, que muitas vezes buscamos preencher com a comida!

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.