Detalhes de como agia grupo criminoso no golpe da ‘falsa central telefônica de banco virtual’
Criminosos estariam simulando atendimento bancário para furtar dinheiro da conta de pessoas em todo o país
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) uma operação que investiga um esquema criminoso que utilizava uma falsa central de atendimento de um banco digital para aplicar golpes.
Ao menos 27 vítimas foram identificadas, apenas no estado de Goiás, causando um prejuízo de R$ 200 mil. No entanto, foram emitidos 58 mandados de busca e apreensão e 37 de prisão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.
Segundo o G1, o golpe começava com uma mensagem de uma suposta central bancária informando sobre uma compra fraudulenta feita com o cartão das vítimas.
Assim, a pessoa era orientada a entrar em contato com um número, no qual era simulado um atendimento normal a clientes de bancos.
Na fraude, os criminosos utilizavam até mesmo músicas de espera e opções de canais de atendimento, para ludibriar as vítimas.
Em seguida, os golpistas convenciam elas a registrar uma chave Pix para receber o estorno dos valores utilizados na suposta compra fraudulenta, além de instalar um aplicativo de acesso remoto.
Assim, os clientes acabavam sendo enganados, fazendo transferências eletrônicas ou concedendo controle dos próprios celulares para os criminosos. Com isso, a quadrilha retirava o dinheiro diretamente das contas bancárias das vítimas.
Golpe elaborado
Segundo a investigação, o esquema criminoso possuía ao menos 449 contas bancárias para operar os golpes. Todas foram bloqueadas.
Além das vítimas em Goiás, mais de 100 vítimas de todo o país foram identificadas ao longo das apurações da PC.
Os suspeitos envolvidos na fraude podem responder por associação criminosa, estelionato e furto mediante fraude eletrônica, além de lavagem de dinheiro.