Alerta do Banco do Brasil para clientes com contas final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0

De acordo com o comunicado oficial da instituição, as novas medidas afetarão todos os clientes

Magno Oliver Magno Oliver -
Alerta do Banco do Brasil para clientes com contas final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0
Agência do Banco do Brasil. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco do Brasil emitiu um comunicado oficial anunciando mudanças significativas nas suas contas nas modalidades Conta Corrente e Conta Poupança da instituição.

Dessa forma, por conta do avanço da tecnologia e a digitalização de serviços e produtos oferecidos pela instituição, criminosos aumentaram o índice de golpes cibernéticos realizados por meio de ligações e outros meios.

É o chamado: Golpe da falsa central telefônica. “As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional e senso de urgência.”, diz o informativo da instituição.

Alerta do Banco do Brasil para clientes com contas final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0

“Tentativas de invasão na conta, compras suspeitas ou atualizações de segurança no aplicativo são algumas das iscas. Os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Podem até usar alguns dos seus dados pessoais ou financeiros na ligação.”, continua o comunicado.

Assim, com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pede que ela faça algumas operações na conta – seja pelo app do celular, por algum site ou caixa eletrônico.

“E é aí que acontece o golpe: o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo suposto atendente induz a vítima a fornecer dados sensíveis (como a senha do cartão ou do app, por exemplo) ou efetuar alguma operação financeira.”, explica a instituição.

Como descobrir se a ligação é um golpe?

O BB reforça que solicitação de dados pessoais e senhas só são solicitados quando a ligação é feita pelo cliente. Se alguém desconhecido ligar pedindo para confirmar dados como senhas ou número do cartão, desligue a chamada imediatamente.

“Muitas vezes, durante o “atendimento”, o falso funcionário informa um endereço eletrônico espúrio como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”, com o pretexto de fazer a atualização e liberação de dispositivos, induzindo o cliente a digitar seus dados de segurança e acesso à conta.”, reforça o comunicado.

Como o cliente deve agir para evitar golpes de software?

A instituição lista alguns passos fundamentais que ajudam a fortalecer sua segurança online e minimizar o risco de cair em fraudes relacionadas a software de acesso remoto.

Proteger sempre as senhas: Utilize senhas fortes, únicas para cada serviço, e considere alterar suas senhas a cada seis meses. Números, letras e sinais gráficos. Misture e dificulte bem.
Fonte confiável de softwares: O banco reforça para baixar apenas aplicativos de lojas oficiais, nunca de lojas desconhecidas.
Autenticação em dois fatores: Ative essa camada extra de segurança é importante para a proteção de dados.
Educação contínua: Mantenha-se informado sobre novas táticas de golpes cibernéticos em sites, portais de notícia ou do próprio banco.
Denúncia de suspeitas: Informe autoridades competentes sobre contatos ou atividades fraudulentas suspeitas.

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