6 destaques no esporte goiano em 2024

Portal 6 reúne acontecimentos de modalidades envolvendo conquistas pessoais, coletivas e um fato atípico

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
6 destaques no esporte goiano em 2024
Atletas destaques de 2024 em Goiás (Foto: Reprodução)

Ao relembrar o ano de 2024, o cenário do esporte em Goiás é de conquistas e derrotas. Equilíbrio não desejado para os que não tiveram resultados comemoráveis. Mas, os que puderam celebrar conquistas pessoais ou coletivas, vão se despedir do ano com sentimento de missão cumprida.

Para celebrar os destaques goianos das várias modalidades, o Portal 6 reúne os principais acontecimentos do ano da área esportiva. Além das conquistas, um fato atípico chamou a atenção. Vamos à lista:

1 – Acesso do Anápolis Futebol Clube à Série C

(Foto: Reprodução)

O futebol goiano, no geral, marcou um desempenho ruim das equipes de Goiás, ao se considerar o desempenho dos clubes da capital nas séries A e B. Por outro lado, o Anápolis Futebol Clube, o chamado Galo da Comarca, conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

A conquista se deu na vitória do Galo, nos pênaltis, sobre o cearense Iguatu, em agosto. A equipe de Anápolis chegou a disputar a final da Série D conta o Retrô, mas ao perder, ficou com o vice-campeonato, também inédito.

2 – Dinastia das mulheres do Cerrado Handebol Clube

Equipe do Cerrado Handebol Clube foi tetracampeã consecutiva no campeonato estadual. (Foto: Arquivo Pessoal/ Tamara Amizuê)

Outra modalidade coletiva teve destaque, desta vez, protagonizada por mulheres. Em outubro, o Cerrado Handebol Clube conseguiu o quarto título consecutivo do Campeonato Goiano da categoria.

O que mais surpreende é o fato de que a equipe foi fundada em setembro de 2019 e, mesmo com pouco tempo de existência, já tem se mostrado uma potência local.

3 – Adolescente de 15 anos, primeiro lugar do ranking nacional juvenil de tênis

Goiano Luis Guto Miguel. (Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Tênis)

O adolescente Luis Augusto Miguel, de 15 anos, nascido em Goiânia, se destacou em 2024, sendo o primeiro lugar do ranking nacional juvenil da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), na categoria de até 16 anos.

Em escala global, Guto, como é apelidado, chegou a ser reconhecido como o 90º melhor jogador pela Federação Internacional de Tênis (ITF) Juniors.

4 – Policial karateca medalhista em campeonato mundial

Militar representou o Brasil no mundial. (Foto: Arquivo Pessoal)

Atleta de uma das lutas mais tradicionais no Brasil, o 3º sargento J. Junior da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), além da farda da Polícia Militar (PM), usa o kimono para a prática do karatê.

Jurandi Campos Araújo Júnior é faixa preta da arte marcial e foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Artes Marciais, realizado no mês de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.

5 – Atletas goianos convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris

Atletas Paralímpicos de Goiás. Da esquerda para a direita: Nurya de Almeida, Jane Karla, Adria Jesus, Rodrigo Parreira, Carlos Alberto e Raysson Ferreira. (Foto: Takuma Matsushita – CPB/Divulgação/Instagram)

O ano foi marcado pelos esperados Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Paris foi a capital do esporte mundial em 2024 e seis goianos marcaram presença na capital francesa em modalidades paralímpicas.

São eles: Rodrigo Parreira (Atletismo), Carlos Alberto Soares (Ciclismo), Jane Karla (Tiro com Arco), Adria de Jesus e Nurya de Almeida (Vôlei Sentado Feminino) e Raysson Ferreira de (Vôlei Sentado Masculino). Eles tiveram a história contada pelo Portal 6.

6 – Tiro de borracha em jogador do Grêmio Anápolis

Ramon Souza, goleiro do Grêmio Anápolis, foi atingido por disparo de policial ao final de jogo de futebol. (Montagem: Reprodução/Instagram)

Desviando o foco das conquistas, uma cena atípica protagonizou a temporada do Grêmio Anápolis, que no esporte, em si, não foi boa. Imagens do goleiro Ramon Souza caído no chão, após receber um tiro de borracha de um policial militar em outubro, rodaram o país.

À época, o evento gerou várias manifestações de repúdio de órgãos ligados ao futebol goiano, entre eles, Ministério do Esporte e Federação Goiana de Futebol. Já a Polícia Militar afastou o policial seis dias depois do ocorrido.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade