Ambulâncias do Samu só poderão aguardar 20 minutos em unidades de saúde, define SES
Resolução pretende otimizar atendimentos e resolver problema crônico de ausência de macas
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) publicou uma portaria regulamentando o prazo para liberação de ambulâncias após a chegada do paciente nas unidades estaduais e municipais que atendem casos de urgência e emergência.
No documento, publicado na edição desta terça-feira (07) do Diário Oficial do Estado (DOE), o tempo máximo de espera dos veículos foi estipulado em 20 minutos.
A portaria abrange as viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que transportam pacientes em situação de urgência ou realizam transferências de pessoas entre unidades de saúde.
A medida tem como objetivo otimizar o atendimento, garantindo que, com a liberação dos veículos em até 20 minutos, as macas utilizadas para transportar os pacientes também fiquem disponíveis.
Em 2024, Anápolis enfrentou problemas devido à falta de macas para atendimentos. Em diversas ocasiões, ambulâncias do Samu permaneceram paradas por não haver estruturas disponíveis para transportar pacientes.
Fontes ouvidas pela Rápidas relataram que a insuficiência de macas para transporte é um problema crônico em várias cidades, com maior gravidade em Goiânia e Anápolis.