6 cirurgias que o SUS cobre e quase ninguém sabe

Esse serviço público vai muito além de consultas e exames

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
6 cirurgias que o SUS cobre e quase ninguém sabe
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores recursos públicos do Brasil, oferecendo acesso gratuito à saúde para milhões de brasileiros.

Mas você sabia que existem diversas cirurgias que o SUS cobre e que muita gente desconhece? Esse serviço público vai muito além de consultas e exames.

Ele também é responsável por procedimentos cirúrgicos que mudam vidas, especialmente para quem não teria condições de custeá-los de forma particular.

6 cirurgias que o SUS cobre e quase ninguém sabe

1. Gastroplastia (redução do estômago)

A gastroplastia é uma solução para quem sofre com obesidade severa e não consegue resultados com dietas ou exercícios.

O SUS cobre esse procedimento, mas é necessário preencher alguns critérios, como um índice de massa corporal (IMC) muito elevado e comprovada dificuldade em perder peso por outros meios.

A cirurgia pode transformar a saúde do paciente, reduzindo riscos de doenças como diabetes e hipertensão.

2. Cirurgia de mudança de sexo

Pouca gente sabe, mas o SUS é um dos poucos sistemas públicos no mundo a oferecer a cirurgia de mudança de sexo de forma gratuita.

O procedimento está disponível para pessoas transgînero que passam por avaliação psicológica e médica, garantindo o suporte necessário para essa transformação.

3. Otoplastia (correção de orelhas de abano)

Muitas crianças e adultos sofrem com a autoestima devido às chamadas orelhas de abano.

O SUS realiza a otoplastia, uma cirurgia simples que corrige esse detalhe.

Além de melhorar a aparência, o procedimento pode aliviar o impacto emocional causado pelo bullying ou pela insegurança.

4. Fendaplastia (correção de pálpebras enrugadas nos olhos)

A fendaplastia é indicada para corrigir pálpebras caídas ou enrugadas, que podem atrapalhar a visão ou causar desconforto estético.

Esse tipo de cirurgia, embora não seja amplamente divulgado, é realizado pelo SUS, especialmente em casos em que há prejuízo funcional.

5. Reconstrução das mamas após retirada de câncer

Mulheres que passaram pela mastectomia devido ao câncer de mama têm direito à reconstrução mamária pelo SUS.

Esse procedimento é um importante passo para a recuperação física e emocional, ajudando as pacientes a retomarem sua autoestima e confiança.

6. Abdominoplastia (redução de flacidez após perda de peso)

A abdominoplastia é indicada para pessoas que perderam muito peso e ficaram com excesso de pele, o que pode causar desconforto e problemas de saúde, como assaduras e infecções.

O Sistema Único de Saúde cobre esse procedimento em casos específicos, especialmente quando há justificativa médica.

Como acessar essas cirurgias pelo SUS?

Para ter acesso a qualquer uma dessas cirurgias que o SUS cobre, o primeiro passo é procurar uma unidade básica de saúde (UBS) ou um posto de saúde mais próximo. Lá, você passará por uma avaliação inicial e, se for indicado, será encaminhado para especialistas que farão os exames necessários. É importante lembrar que, por ser um serviço público, pode haver fila de espera, mas o acompanhamento é garantido.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.