‘Novinho em folha’: detalhes da reforma do Cine Cultura, que irá reabrir as portas no dia 1º de fevereiro
Ao Portal 6, profissionais explicaram sobre modernização e escolha dos equipamentos
Após seis meses fechado para reformas, o Cine Cultura irá reabrir as portas ao público goianiense já no dia 1° de fevereiro, com diversas novidades.
A informação foi confirmada ao Portal 6 pela Gerente de Projetos Arquitetônicos da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), Melissa Alves, que destacou que a obra já está nas fases de acabamento.
Ao total, foi investido o montante de R$ 1.172.209, voltado para a troca das poltronas, carpetes, instalação do palco, restauração de toda a estrutura e modernização dos equipamentos eletrônicos.
“Os projetos foram desenvolvidos para dar ao cinema uma estética de art déco […] A gente trouxe muito dessa estética de cinema de rua antigo, de elementos históricos”, pontuou Melissa.
Ela pontuou que um dos grandes focos da reforma foi a questão da acessibilidade, desde poltronas voltadas para pessoas obesas e com mobilidade reduzida, além de espaços reservados para cadeirantes. Outros aspectos como corredores adaptados e saídas de emergência também foram implementados.
Tecnologia de ponta
Gerente de Fomento ao Audiovisual e Salas de Cinema da Secult, Gabriel Bastos destacou que o cinema também passou por uma modernização completa, com os aparelhos e gadgets mais recentes do mercado.
“Além de substituir todo o sistema de iluminação, também foi instalado um sistema de som 7.1 digital surround, além de um projetor DCP, que é o digital cinema package, com tecnologia 4k e tela flat”, pontuou.
Com essas novidades, ele deixou claro que o Cine Cultura não perde em nada para as grandes empresas privadas de cinema, sendo um importante meio para a democratização da arte na capital.
O Cine Cultura
Inaugurado em 15 de julho de 1989, com o filme Caminho dos Gerais — Vida e Obra de Bernardo Élis, o Cine Cultura, localizado no Centro Cultura Marieta Telles Machado, se tornou parte da história da capital.
Ofertando mostras de filmes gratuitas e também projetos culturais, é um meio de democratizar o acesso à cultura por parte da população.
Além da reforma mais recente, o espaço também passou por obras em 2003 e também no final de 2005.