PC identifica empresário que criou conta fake nas redes para espalhar mentiras durante eleições

Autoridades consideraram que atitude extrapolou os limites da liberdade de expressão e impactou o processo eleitoral

Davi Galvão Davi Galvão -
Cartilha orienta como identificar boatos na internet
Imagem ilustrativa de um celular com os dizeres “fake news”. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) identificou o responsável por um perfil falso usado para espalhar fake news e atacar candidatos e correligionários durante o processo eleitoral de 2024 em Vianópolis.

O suspeito, um empresário de 32 anos que não teve o nome identificado, foi indiciado pelos crimes de calúnia e difamação, agravados por terem sido cometidos em rede social.

A investigação teve início após a apresentação de uma representação criminal por um advogado de uma das vítimas. Segundo a denúncia, o perfil anônimo fazia acusações falsas de crimes eleitorais contra um candidato, enquanto promovia um adversário político.

Os policiais apuraram que o perfil foi criado unicamente para prejudicar a reputação das vítimas, de modo que extrapolou os limites da liberdade de expressão e gerou consequências na lisura do processo eleitoral. O inquérito foi finalizado e encaminhado à Justiça.

A PCGO reforçou o compromisso de combater crimes cibernéticos e responsabilizar aqueles que utilizam as redes sociais para práticas criminosas.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade