Placa chama atenção ao apelar para o humor na conscientização sobre o lixo: “é corno assumido”
Declaração feita pelo próprio prefeito reuniu opiniões divergentes sobre a eficácia da tentativa
![Natália Sezil](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-21-at-14.29.25-96x96.jpeg)
![Placa chama atenção ao apelar para o humor na conscientização sobre o lixo: “é corno assumido”](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2025/02/lixo-corno.jpg)
“Quem joga lixo em lugar inapropriado deve ser corno”. Foram essas as palavras usadas pela Prefeitura de Prata, no Triângulo Mineiro – que já foi região anexada de Goiás – ao tentar conscientizar a população da cidade sobre o descarte irregular do lixo – o que tem repercutido na internet.
Em um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito Marcel Vieira, conhecido como Xéxeu, ele afirma que, na cidade, a única explicação para jogar lixo em local inapropriado é ser corno assumido.
A interação começa quando um cidadão, usando um chapéu com chifres, tenta descartar o material em um lugar qualquer. O prefeito até tenta avisar que aquele é o local errado, mas logo depois muda de ideia, já que “ele pode, é corno”.
A ação acontece a alguns metros da placa que, com a imagem de um boi, sinaliza a existência de um EcoPonto – local apropriado para o descarte, regulamentado pela prefeitura.
Essa não foi a única publicação feita pela gestão municipal da cidade do Prata na tentativa de conscientização. Em outra postagem, que avisa que as placas estão espalhadas por todo o município, a legenda vai direto ao ponto: “E aí, vai arriscar a reputação ou vai fazer a coisa certa?”.
Em resposta, diversos internautas repercutiram o vídeo e deixaram opiniões. Alguns usuários afirmaram que isso não funcionaria, e um deixou claro: “então isso aí vai virar um lixão, de tanto chifre que já tomei”, ao que outro concordou: “hoje em dia, quem não é corno?”.
Já outros apoiaram a decisão: “se as placas do Brasil fossem assim, o nosso país estava limpinho.”