Vídeo de estudante questionando ensino na rede estadual de Goiás viraliza em rede social
Estudante usou o TikTok para trazer a situação que estaria acontecendo no ambiente das escolas


Uma estudante da rede estadual de Goiás usou o TikTok para trazer à tona o que estaria acontecendo nos colégios do Ensino Médio, mantidos pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Educação.
A adolescente @yaya.souza31 classifica como absurda a situação, contando que há alguns anos, todo o conteúdo de estudo é feito com base em um livro chamado de “Revisa Goiás”.
Emendando que, agora, foi inventado um novo método de avaliação, ela ironiza. “Que legal”, dizendo que está sendo enviado uma prova com conteúdo que “eles mesmo preparam”, se referindo a um núcleo fora da escola.
“Os professores não podem mais fazer a prova dos seus alunos, sendo eles que trabalham com eles [os alunos] do início ao fim do ano”, disse. E complementa. “A prova enviada deveria bater com o conteúdo que é ensinado no dia a dia”, entende.
Mais à frente, ela citou que a cobrança em cima do “Revisa Goiás” é enorme.
“Não faz sentido. Não estou entendendo o objetivo do Governo com esse novo método de avaliação. Acho um desrespeito com nós, alunos, e com os professores. Eles não têm mais direito de avaliá-los”, emendou.
A estudante disse que se preocupa que a avaliação enviada não tenha “nada a ver” com o conteúdo estudado.
Finalizando, ela diz que o ensino do Goiás precisa ser reavaliado, mandando um recado para os estudantes que concordam com a fala dela, a buscar o direito, dizendo ser os únicos prejudicados.
Posicionamento
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para uma resposta sobre a fala da estudante.
Confira a resposta na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás reafirma a importância da Prova de Bloco como um dos instrumentos avaliativos essenciais para o fortalecimento do Documento Curricular DCGO- Ampliado e DCGOEM, base para o planejamento das aulas dos professores da rede estadual. Por meio de instrumentos que consideram a estrutura de avaliações nacionais e internacionais, com foco numa aprendizagem a partir de habilidades, a Seduc promove um sistema de avaliação estadual, e em rede, que considera diversos instrumentos, a fim de que o estudante tenha oportunidades diferentes de verificação do seu desenvolvimento, dentro de cada bimestre.
A aplicação dos Blocos de Avaliação ocorre de forma bimestral, assegurando que os estudantes sejam acompanhados continuamente em seu desenvolvimento. Os professores, por sua vez, dispõem de um material padronizado que facilita o planejamento pedagógico e permite ajustes necessários ao longo do ano letivo.
A estrutura da Prova de Bloco contempla as diversas áreas do conhecimento, incluindo Produção Textual, promovendo uma avaliação completa e equitativa. Para garantir a padronização e qualidade, a Secretaria de Educação elabora e distribui os blocos aos Ensinos Fundamental e Médio, enquanto as unidades escolares são responsáveis pelos blocos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Socioeducação.
A correção das avaliações é realizada pelos professores dentro do prazo estabelecido, garantindo rapidez no retorno dos resultados. Isso permite intervenções pedagógicas mais eficazes, contribuindo para o aprimoramento da aprendizagem e do desempenho escolar dos estudantes.
Portanto, a Prova de Bloco não é apenas uma avaliação, mas uma ferramenta estratégica para o aprimoramento da educação em Goiás. Com esse modelo, a Seduc-GO reforça seu compromisso em garantir um ensino de qualidade, beneficiando toda a comunidade escolar.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!
Assista:
EDUCAÇÃO | Uma estudante da rede estadual de Goiás usou o TikTok para trazer à tona o que estaria acontecendo nos colégios do Ensino Médio, mantidos pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Educação.
A adolescente @yaya.souza31 classifica como absurda a situação,… pic.twitter.com/IyiezXeclU— Portal 6 (@portal6noticias) April 2, 2025