6 alimentos essenciais para quem quer viver mais (e 6 proibidos)
Especialistas separaram o "bem e o mal" da boa alimentação para quem quer viver por mais tempo


Para chegar bem na velhice, é preciso comer alguns alimentos essenciais para a saúde, assim como evitar outros que não fazem tão bem assim.
Então, confira a seguir a lista que separamos:
6 alimentos essenciais para quem quer viver mais (e 6 proibidos)
Alimentos essenciais para quem quer viver mais
1. Frutas
As frutas são alimentos saudáveis, ricas em vários nutrientes e ajudam na manutenção do bom funcionamento do corpo humano como um todo.
2. Peixes
A carne de peixe é rica em proteínas, ômega-3, componentes que reduzem inflamações, protegem o coração e melhoram a memória.
3. Azeite de Oliva
O azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol ruim, é excelente para a saúde cardiovascular e possui efeito anti-inflamatório que protege o cérebro.
4. Laticínios
O consumo de laticínios é benéfico para o organismo, pois são ricos em cálcio, vitaminas, nutrientes e muita proteína.
5. Nozes e castanhas
As nozes e castanhas oferecem gorduras saudáveis e nutrientes que combatem inflamações, doenças renais e hipertensão. Assim, consumir pequenas porções diárias está associado à longevidade.
6. Carnes Magras
Carnes magras como frango e peixes são boas fontes de proteínas, vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Alimentos que você deve evitar
1. Refrigerantes
Os refrigerantes contribuem para a redução do tempo de vida, pois são cheios de açúcar e contribuem para diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.
2. Salsicha e presunto
A salsicha e o presunto são alimentos ultra-processados ricos em sódio, corantes e muito conservante. Assim, eles estão diretamente ligados ao aumento do risco de câncer de intestino.
3. Frituras
As frituras aumentam as substâncias tóxicas que inflamam o organismo e prejudicam o funcionamento do coração. Eles também aumentam o colesterol ruim e aceleram o processo de envelhecimento.
4. Fast food (hambúrgueres, batatas fritas)
Os compostos dos fast foods são ricos em gorduras saturadas, calorias vazias e muito sódio. Assim, eles estão ligados ao aumento de doenças cardíacas, obesidade e pressão alta.
5. Macarrão instantâneo
O macarrão instantâneo tem alto teor de sódio e aditivos químicos. Dessa forma, o consumo frequente sobrecarrega os rins e favorece o desenvolvimento de doenças crônicas.
6. Bolos e biscoitos industrializados
Já os bolos e biscoitos industrializados contribuem para que o ser humano viva menos, pois combinam farinhas refinadas, açúcares e aditivos. Assim, desregulam o organismo e favorecem o surgimento de diabetes, gordura no fígado e quadros graves de obesidade.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!