Descubra quais produtos brasileiros podem ser barrados em outros países
Embora muitos produtos brasileiros sejam entregues ao mundo, alguns deles enfrentam barreiras no exterior

O Brasil é reconhecido internacionalmente pela força de sua agroindústria, e diversos produtos brasileiros chegam diariamente ao exterior.
Soja, carne bovina, frango, café e muitos outros itens abastecem mercados de todos os continentes, sendo base de diversas economias regionais.
No entanto, nem tudo que é produzido em solo brasileiro encontra aceitação lá fora.
Alguns produtos têm sido barrados por governos estrangeiros que exigem padrões rigorosos de qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.
Descubra quais produtos brasileiros podem ser barrados em outros países
A maioria dessas restrições em produtos brasileiros estão relacionadas ao uso de agrotóxicos proibidos no exterior, à contaminação e até mesmo à falta de cumprimento de normas ambientais ou trabalhistas.
Países da União Europeia, por exemplo, são especialmente exigentes com o nível de resíduos químicos permitidos nos alimentos.
Entre os produtos que correm o risco de serem barrados estão a carne bovina e de frango, quando associadas a casos de contaminação por salmonela ou uso de antibióticos proibidos.
O mel brasileiro também pode ser rejeitado, especialmente quando são detectadas substâncias tóxicas oriundas de flores contaminadas por defensivos agrícolas.
Além disso, alimentos de origem animal e vegetal sem rótulos ou fabricados de forma artesanal, como queijos e conservas, também são barrados na exportação.
Leia também
- Homem toma a decisão de pagar a conta de todos os clientes e deixa bilhete antes de ir embora de restaurante
- O tempo máximo que os ovos podem ficar armazenados na geladeira, segundo especialistas
- Esses 3 signos estão prestes a viver o extraordinário e terão uma virada surpreendente
- Estudos apontam 6 datas de nascimento associadas à inteligência
Produtos brasileiros com ingredientes de origem animal, como cosméticos, também são proibidos em alguns países, o que dificulta a exportação.
Isso significa que, para continuar exportando, o Brasil precisa investir em sistemas de rastreabilidade, controle rigoroso da produção e respeito às legislações ambientais e sanitárias.
Lembrando que, esses tipos de produtos também são barrados em voos comerciais em aeroportos, que acabam retendo e descartando esses itens.
Gostou do que leu? Você também pode curtir:
– 6 erros que muitos brasileiros cometem na hora de jogar na loteria
Assim, siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!