Viagem de 13 horas de trem cruza rios e montanhas em rota pouco conhecida no Brasil
Ao longo do trajeto, o trem segue às margens do rio Doce e revela cenários que mudam a cada trecho
Uma viagem de trem que dura cerca de 13 horas e percorre 664 km entre Minas Gerais e Espírito Santo está conquistando viajantes que buscam experiências únicas no Brasil.
A Estrada de Ferro Vitória‑Minas, inaugurada em 1904, conecta Belo Horizonte a Vitória com partidas diárias e transporta cerca de 700 mil passageiros por ano, sendo a única rota turística de longa distância no país.
Ao longo do trajeto, o trem segue às margens do rio Doce e revela cenários que mudam a cada trecho — ora atravessa a Mata Atlântica, ora desce sobre o cerrado, sobe montanhas e cruza rios abundantes.
- Não é São Paulo, nem Rio de Janeiro: terceira maior cidade do mundo fica no Brasil e surpreende
- País constrói quase 70 quilômetros de cerca na fronteira para barrar javalis, proteger indústria bilionária de porcos e transformar o medo de epidemias em um cinturão permanente de biossegurança
- Conheça pequeno país sem moeda própria considerado um dos mais ricos do mundo
Essa alternância de paisagens proporciona uma imersão na diversidade natural brasileira, com vista privilegiada para vales, relevo acidentado e extensões florestais.

(Foto: Divulgação/Vale)
O conforto a bordo é um dos grandes diferenciais: a composição de aproximadamente 16 vagões inclui ar‑condicionado, monitores, serviço de bordo, lanchonete e restaurante, tanto na classe econômica quanto na executiva.
Os passageiros podem descer ou subir em até 30 estações ao longo do percurso — 21 em Minas e 9 no Espírito Santo — favorecendo a integração regional.

(Foto: Reprodução/Wikipédia)
Apesar de ser celebrada como atração turística, a ferrovia também cumpre importante papel logístico. Ela é responsável pelo transporte de minério de ferro destinada ao Porto de Tubarão, além de soja e fertilizantes.
Porém, essa operação gera impactos ambientais, especialmente a emissão do chamado “pó preto” em Vitória, o que motivou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito e ações pela Vale para mitigar a poluição, como cobertura de áreas em 2022 e monitoramento da qualidade do ar.
Para quem busca um passeio que combina história, conforto e conexão com a natureza, essa rota oferece uma experiência verdadeiramente inesquecível. Além de vivenciar paisagens impressionantes e conhecer comunidades locais, o viajante embarca em uma viagem capaz de unir passado, presente e um turismo sustentável crescente no Brasil.
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!







