Morador de Anápolis fica surpreso ao receber conta de água de R$ 2.241 para casa de cinco cômodos
Imóvel era alugado mas inquilinos optaram por saírem ante ao valor exorbitante


Foi com choque e surpresa que William de Sousa Bandeira recebeu a notícia de que a conta de água da residência que costumava alugar, em Anápolis, havia sido emitida com o impressionante valor de R$ 2.241.
Costumava alugar porque, diante a um valor tão expressivo, o casal que morava no imóvel com mais uma criança, localizado no Setor Central, resolveu se mudar.
“O aluguel é R$ 1.200, como que fica em um lugar onde a conta de água é quase o dobro? “, questionou.
A fatura em questão é referente ao mês de abril. A surpresa foi tanta que William disse ter acionado a empresa, com um técnico vindo ao local para apurar a situação. Porém, até mesmo este processo veio com dificuldades.
Isso porque, ainda conforme o inquilino, durante a realização dos serviços, uma grande quantidade de água passou a vazar do registro. Em uma filmagem, ele mostra que o ponteiro do dispositivo girava sem parar, contabilizando os gastos.
Quando procurou assistência com relação ao assunto, ele disse ter sido orientado que a responsabilidade pelos reparos era exclusiva dele, de modo com que contratou um profissional a parte, pelo custo de R$ 300, para resolver o problema.
Ainda, foi informado de que a cobrança dos R$ 2.241 seguia em aberto e o pagamento precisaria ser realizado, ainda que de forma parcelada.
“Para ter uma ideia, a fatura do mês seguinte, de maio, veio R$ 208. Como falar que tá normal? A gente tá em junho e ainda estão me cobrando esse valor, como que faz?”, questionou.
Em nota, a Saneago informou que o cliente tem de agendar uma vistoria em horário que ele possa estar presente. Além disso, explicou que constatou normalidade no hidrômetro. A empresa apontou que havia indícios de vazamento interno – que não é de responsabilidade da mesma.
Leia nota da Saneago na íntegra:
A Saneago informa que é necessário o cliente agendar uma vistoria em horário em que ele possa estar presente para ser orientado adequadamente. Em relação à contestação de conta, explicamos que, após a realização da vistoria, o cliente deve comparecer no atendimento presencial para ser feita nova análise sobre a referência abril/2025. Seguem abaixo mais detalhes sobre a questão:
• 15/04 – A Saneago verificou o consumo acima do habitual para a conta e realizou vistoria, que constatou normalidade do hidrômetro.
• 08/05 e 19/05 – O cliente solicitou novas revisões de leitura, mas não informou o motivo (como problema nas instalações internas, por exemplo). Ambas foram realizadas e atestaram normalidade do hidrômetro.
• 27/05 – O cliente solicitou aferição do hidrômetro e o resultado comprovou funcionamento normal do medidor.
• 01/06 – O cliente solicitou reparo no cavalete, porém a equipe não identificou vazamento na parte externa do imóvel, que seria de responsabilidade da Saneago. No entanto, os técnicos orientaram o cliente de que havia indícios de vazamento interno, este de responsabilidade do cliente.
• 23/06 – Nova vistoria foi realizada, mas a equipe, novamente, não conseguiu contato com o cliente. Hidrômetro segue com funcionamento normal.
No mais, encaminhamos a seguir orientações sobre como entender o consumo de água, o funcionamento do hidrômetro e como identificar vazamento interno – há indícios do aumento do consumo ser oriundo de vazamento interno: https://www.saneago.com.br/cartilhas-educacao-ambiental/Cartilha_Entender_Consumo_Agua.pdf
Foi com choque e surpresa que William de Sousa Bandeira recebeu a notícia de que a conta de água da residência que costumava alugar, em Anápolis, havia sido emitida com o impressionante valor de R$ 2.241.
Costumava alugar porque, diante a um valor tão expressivo, o casal que… pic.twitter.com/UiXsYEYlEb
— Portal 6 (@portal6noticias) June 23, 2025