Construção de Anel Viário em Goiânia promete desafogar trânsito na BR-153

Autoridades das esferas administrativas estiveram reunidas na Prefeitura da capital, quando o prefeito Sandro Mabel (UB) apresentou o projeto

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Construção de Anel Viário em Goiânia promete desafogar trânsito na BR-153
Trânsito da BR-153 congestionado é um drama diário para os moradores da Região Metropolitana (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Autoridades das esferas municipal, estadual e federal estiveram reunidas nesta terça-feira (24) na Prefeitura da capital, quando o prefeito Sandro Mabel (UB) apresentou o projeto do novo Anel Viário de Goiânia, que tem como principal objetivo retirar o tráfego pesado da BR-153.

Segundo Mabel, a obra contará com 44 quilômetros de pista dupla, a fim de desafogar o trânsito da rodovia que passa pelo perímetro de Aparecida e de Goiânia.

“São 44 km que saem de Goianápolis, na Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre Anápolis e Goiânia, e vai passar por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida, saindo praticamente em Hidrolândia”, detalhou o prefeito.

Modalidade

Na reunião, foi destacado que a intervenção foi aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e contará com recursos federais.

A licitação será feita por meio de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modelo que permite agilidade na contratação integrada, incluindo projeto executivo e execução da obra. A previsão é que os trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2026.

Detalhes de infraestrutura

O prefeito explicou ainda que a pista será construída com pavimento rígido nas vias expressas, o que garante durabilidade e reduz a necessidade de manutenção.

Sobre o valor atualizado da obra foi informado que, considerando o Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) de julho de 2023, é de exatos R$ 948.431.665,92.

A estrutura será composta por 45 obras especiais (OAEs), totalizando 3.320 metros de extensão, distribuídas em 10 pontes e 35 viadutos, com 11 interconexões e 11 passagens de nível sem conexão.

O projeto prevê ainda 26 km de interligações com outras rodovias. O Volume Médio Diário (VMD) estimado para 2035 é de 21.844 veículos.

Região Metropolitana

Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade a ser beneficiada com a obra e junto com os demais municípios da Região Metropolitana que serão alcançados, as municipalidades devem colaborar com a atualização dos licenciamentos ambientais e as desapropriações.

“O Anel Viário vai aliviar o trânsito, melhorar a logística para as indústrias e empresas, além de atrair investimentos para toda a região”, afirmou o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB).

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