Como higienizar o edredom de forma eficiente sem danificar a máquina de lavar ou o tecido
Seguro, econômico e prático, o processo combina boas práticas reconhecidas por especialistas

Quem nunca fez muito esforço na hora de lavar o edredom, não é mesmo? Embora o tecido seja delicado, ele é extremamente pesado.
Por isso, muitas pessoas acham que colocá-lo na máquina de lavar pode danificar o equipamento, o que realmente pode acontecer.
Mas, existe um método eficiente para higienizar o edredom sem danificar o tecido ou sua máquina.
Seguro, econômico e prático, o processo combina boas práticas reconhecidas por especialistas e marcas como Electrolux.
Como higienizar o edredom de forma eficiente sem danificar a máquina de lavar ou o tecido
Antes de mais nada, verifique a etiqueta do edredom, afinal, ela geralmente indica se a peça pode ir à máquina, qual temperatura usar e se requer lavagem delicada ou a seco.
Para edredons de algodão ou poliéster e que cabem na máquina, prefira sabão líquido, pois ele se dissolve melhor sem deixar resíduos.
E nunca use cloro nem amaciante, afinal, esses produtos podem prejudicar o enchimento, além de alterar cores e fibras do tecido.
Ao iniciar a lavagem, distribua o edredom de forma uniforme ao redor do agitador ou dentro do tambor do eletrodoméstico com grande capacidade (10 kg ou mais).
Leia também
- O que uma pessoa precisa para se tornar santa pela Igreja Católica?
- Mousse de maracujá trufado que é uma das melhores sobremesas e fácil de fazer
- A ave noturna que era considerada extinta e acabou de ressurgir na Austrália
- Confira o resultado da Dupla Sena 2862 desta sexta-feira (19); prêmio é de R$ 10,5 milhões
Certifique-se de que a peça tenha espaço suficiente para se movimentar, pois, quando molhada, ela incha e seu peso pode forçar o motor da máquina.
Mantenha o ciclo no modo delicado ou para roupas pesadas, use água fria e, se disponível, selecione o ciclo de pré‑lavagem ou molhagem.
Após a centrifugação, nunca exponha o edredom diretamente ao sol forte, prefira sombra ou ambiente ventilado, pois o sol intenso resseca as fibras do tecido.
Vire o edredom ocasionalmente para garantir secagem homogênea e evitar mofo. Se preferir secadora, utilize ciclo delicado e calor baixo.
Para manter seu edredom limpo entre lavagens, abane-o ou aspire com frequência, exponha-o ao ar livre por algumas horas ou utilize capas protetoras.
Fazendo isso, você mantém o edredom limpinho, mas sem causar danos ao tecido ou a máquina de lavar.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!