Piloto que morreu após cair de parapente em Goiás é identificado

Evento do qual ele participava emitiu uma nota suspendendo a competição

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Piloto de parapente Vicente Machado Neto faleceu após acidente em Jaraguá. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Piloto de parapente Vicente Machado Neto faleceu após acidente em Jaraguá. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A tarde desta quinta-feira (17) foi marcada por tragédia em Itaguari, após um piloto de parapente, de 65 anos, morrer em um gravíssimo acidente em pleno voo.

Natural de Santa Catarina, Vicente Machado Neto estava em Goiás para participar do X-Cerrado, um dos maiores eventos do esporte no país.

Durante um dos voos, o idoso sofreu uma queda grave ao tentar acionar o paraquedas reserva, que falhou, o levando a cair de uma altura de cerca de quatro metros do chão.

Equipes do Corpo de Bombeiros se dirigiram ao local, onde resgataram o piloto de parapente ainda com vida, o encaminhando até o Hospital Municipal Gilberto da Silva Caldas, no município de Itaberaí.

Apesar do resgate rápido, Vicente teria chegado a unidade de saúde com graves ferimentos, dificuldade de respiração, traumatismo craniano e múltiplas faturas por todo o corpo, sendo necessário entubá-lo imediatamente.

Mesmo com as tentativas, ele não resistiu e sofreu uma parada cardíaca 15 minutos após chegar ao hospital, vindo a óbito em seguida.

O Instituto Médico Legal (IML) se responsabilizou pela retirada do corpo, assim como a Polícia Civil (PC), que registrou uma ocorrência acerca do acidente.

Suspensão do evento

Em nota, a organização do X-Cerrado, o qual o piloto de parapente participava, determinou a suspensão temporária do campeonato, assim como o fechamento da rampa já a partir de quinta-feira (17).

No comunicado, o evento decretou a paralisação das atividades “como forma de luto e respeito à sua memória”. No texto, foi solicitado a todos participante que “se unam neste momento de silêncio e reflexão”.

“Amanhã, o descanso da montanha será nossa forma de homenagear o amigo e piloto que parte deixando um legado de amizade e amor pelo voo livre”, finalizou.

O evento X-Cerrado será retomado no sábado (19), com reabertura da rampa e prosseguimento das provas conforme a programação oficial.

Confira a nota na íntegra:

“Em razão do falecimento do piloto Vicente Machado Neto, ocorrido nesta quinta-feira, 17 de julho de 2025, comunicamos a suspensão das atividades do campeonato nesta sexta-feira, 18 de julho, como forma de luto e respeito à sua memória. Informamos também que a rampa permanecerá fechada para decolagens durante todo o dia.

O campeonato será retomado normalmente no sábado, 19 de julho de 2025, com reabertura da rampa e prosseguimento das provas conforme programação oficial.

Pedimos a todos os pilotos e equipes que se unam a nós neste momento de silêncio e reflexão. Amanhã, o descanso da montanha será nossa forma de homenagear o amigo e piloto que parte deixando um legado de amizade e amor pelo voo livre.

Contamos com a compreensão e solidariedade de todos.”

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade