Mais potente, nova iluminação de Anápolis já chegou a 55 bairros e segue avançando
Expectativa é de que a mudança aumente a segurança na cidade e estimule a atividade comercial noturna

Moradores de Anápolis que observam a cidade do alto já podem notar que os “pontinhos de luz brancos” avançaram pelo município. A iluminação de LED, que substitui as tradicionais luminárias amarelas de antes, foi implementada em 55 bairros e localidades urbanas.
Segundo a Prefeitura de Anápolis, são 12,9 mil unidades do tipo espalhadas pela cidade, o que deve beneficiar diretamente cerca de 100 mil moradores.
Na prática, isso significa que a cidade está mais iluminada, a um custo elétrico consideravelmente menor – enquanto emite menos CO₂.
A expectativa é de que os novos equipamentos reduzam o consumo de energia em pelo menos 50%, enquanto proporcionam uma luminosidade superior.
Ao mesmo tempo, a vida útil das luminárias deve aumentar. Podendo durar por aproximadamente 10 anos, os custos de manutenção diminuem.

Moradores que passam próximo ao Estádio Jonas Duarte podem perceber visualmente a diferença. (Foto: Divulgação/Grupo F8)
O que se espera da nova iluminação pública é que ela traga segurança às vias de Anápolis. Para o Departamento de Engenharia da São Bento Lighting Solutions, que executa o projeto, a modernização torna o ambiente urbano mais atrativo visualmente.
“Isso valoriza os imóveis, fortalece o comércio local e melhora a qualidade de vida da população”, defende a empresa. A previsão é de que as mudanças estimulem a atividade comercial noturna e apresentem impacto, por exemplo, na redução de acidentes.
A intensidade de cada equipamento varia de acordo com a via da cidade em que ele está instalado, segundo diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A maioria deles tem potência de 50W, que substituem os modelos de 80W a 120W. É o caso de 7.000 luminárias, localizadas em ruas residenciais e de baixo tráfego.
O segundo tipo que mais está presente são as de 80W, colocadas em ruas intermediárias e vias coletores. São 3.700 novos equipamentos, em substituição aos modelos entre 150W e 200W.
Em terceiro lugar, ficam as 1.900 luminárias de 120W. Elas são aplicadas em avenidas, corredores comerciais e vias arteriais, onde antes estavam os equipamentos de até 250W.
Por último, 300 pontos de iluminação de 200W são destinados a grandes avenidas, cruzamentos e pontos de alta demanda luminosa.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!