Doença viral de alta letalidade atinge rebanho em Goiás e 5 já morreram, confirma Agrodefesa

Como há risco para saúde humana, a situação pode gerar boicotes ao estado por parte de compradores internacionais

Samuel Leão Samuel Leão -
Doença viral de alta letalidade atinge rebanho em Goiás e 5 já morreram, confirma Agrodefesa
Pecuaristas que não declararem a imunização podem ser penalizados. (Foto: Agrodefesa)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou a morte de cinco bovinos em Goiás em decorrência da raiva, infecção viral que apresenta alta taxa de letalidade.

Os casos foram registrados em duas propriedades rurais, em Carmo do Rio Verde, no Centro de Goiás, e em Silvânia, no Sudeste, o que levanta um alerta pela distância dos casos, situados em cidades com mais de 300 km de distância entre si.

O órgão informou que medidas de contenção já foram adotadas para evitar a propagação da enfermidade, segundo o órgão. A doença é transmitida por insetos e pode provocar febre, hemorragias internas e morte rápida dos animais.

Alguns sintomas, que possibilitam o diagnóstico da infecção, são a salivação intensa, dificuldade para andar, falta de coordenação, paralisia e até mudanças de comportamento, podendo ir tanto de apatia à agitação.

A Agrodefesa reforça que a situação é considerada sob controle mas, ainda assim, os criadores devem redobrar a atenção e comunicar imediatamente qualquer suspeita de novos casos.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás e atualmente assina a coluna Rápidas, no Portal 6, onde publica informações exclusivas e os bastidores da política, economia e outros temas de interesse público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade