Cometa que só volta daqui a 1,3 mil anos poderá ser visto em Goiás

Expectativa é que a partir deste sábado (25) o corpo celeste já possa ser observado, em uma janela que se estende até 12 de novembro

Davi Galvão Davi Galvão -
Cometa C/2025 A6 (Lemmon) foi descoberto em 2024. (Foto: Mark Wloch/Spaceweather.com)
Cometa C/2025 A6 (Lemmon) foi descoberto em 2024. (Foto: Mark Wloch/Spaceweather.com)

O cometa C/2025 A6 (Lemmon), descoberto em 2024 e que promete ser o mais brilhante deste ano, poderá ser visto pelos goianos em uma oportunidade que acontece, literalmente, apenas uma vez na vida.

Com o retorno previsto para daqui a 1,3 mil anos, a expectativa é que a partir deste sábado (25) o corpo celeste já possa ser observado, em uma janela que se estende até 12 de novembro.

Apesar disso, a expectativa é de que o brilho máximo aconteça no dia 31, data que marca o Dia Das Bruxas.

Em Goiás, quem desejar ver o cometa, deve buscá-lo no Noroeste, após o pôr do sol, quando as estrelas começam a ficar visíveis.

O melhor horário para tentar flagrar o cometa é por volta de 18h30 até 20h.

Até o momento, especialistas acreditam que será possível visualizar o Lemmon a olho nu, especialmente em regiões com o céu escuro e longe de fontes de luz. Parques e a zona rural são o ideal.

Ainda assim, o uso de binóculos ou telescópios podem deixar a experiência mais fácil e proveitosa.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade