Morre siamesa que havia sobrevivido à cirurgia de separação em Goiânia

Criança tinha pouco mais de dois anos e não resistiu a um quadro infeccioso grave, segundo o cirurgião Zacharias Calil

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
Morre siamesa que havia sobrevivido à cirurgia de separação em Goiânia
Aruna passou por cirurgia em maio. (Foto: Reprodução)

Morreu nesta quarta-feira (24) Aruna, uma das gêmeas siamesas que haviam passado por uma cirurgia de separação realizada em Goiânia, em maio de 2025.

A informação foi confirmada pelo médico Zacharias Calil, responsável por liderar a equipe médica.

Segundo o cirurgião, a criança chegou a apresentar evolução positiva após o procedimento e havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo transferida para a enfermaria.

Dias depois, no entanto, desenvolveu um quadro infeccioso grave, possivelmente de origem viral, conforme boletim publicado por Calil nas redes sociais.

A saída da UTI havia sido comunicada pela família no último dia 10 de dezembro, por meio do perfil Kiraz e Aruna Rodrigues, no Instagram, que acompanhava a recuperação das gêmeas.

Naturais de Igaraçu do Tietê, em São Paulo, Aruna e Kiraz nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhavam o fígado e tinham três pernas.

A cirurgia de separação durou cerca de 19 horas e contou com a atuação de mais de 40 profissionais de saúde. Kiraz morreu cerca de dez dias após o procedimento cirúrgico.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de tudo o que acontece em Goiás.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Colabora com o Portal 6 desde 2022, atuando principalmente nas editorias de Comportamento, Utilidade Pública e temas que dialogam diretamente com o cotidiano da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias