Debates do Sinpma e Rádio Manchester podem ocorrer, mas respeitando regras sanitárias, decide juiz
Portal 6 conversou com magistrado e advogado de candidato que impetrou a ação
Saiu nesta sexta-feira (06) a decisão do juiz eleitoral, Carlos Limongi, que delibera sobre a realização dos debates presenciais com os candidatos a prefeito de Anápolis, que o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) e a Rádio Manchester pretendem promover.
É que antes do início da campanha eleitoral, todos os postulantes participaram de uma reunião com o Judiciário, onde ficaram acordadas regras para serem cumpridas a fim, principalmente, de evitar a disseminação da Covid-19.
Por isso, o advogado de Josmar da Mouragás (PRTB), Thiago Montelo de Sousa, entrou com uma ação para que a Justiça definisse se o confronto entre os candidatos poderia realmente acontecer.
Ao Portal 6, Thiago explicou que o descumprimento dessas regras poderiam acarretar em multa. O valor seria de aproximadamente R$ 10 mil e causaria um prejuízo considerável ao candidato.
“A gente queria que o juiz desse homologação para evitar multa, porque a campanha do Josmar é humilde. Para os candidatos maiores, não teria prejuízo, mas para ele sim”, explicou.
A reportagem também conversou com o magistrado, que é responsável por responder pelos atos e deliberações da Corte Eleitoral em Anápolis nas Eleições 2020.
De acordo com ele, não há problema na realização do debate presencial, desde que seja respeitado o espaço mínimo de dois metros de distância entre cada um, sendo também obrigatório o uso de máscara.
A quantidade máxima de dez pessoas no mesmo ambiente é outra orientação que não pode ser descumprida.
Caso os nove candidatos compareçam, e houver mais alguém além do mediador, será necessário que ao menos um dos presentes deixe o espaço e depois volte quando necessário.
O debate do Sinpma está marcado para às 19h desta sexta-feira (06). Já o da Rádio Manchester ocorrerá na manhã deste sábado (07), às 08h.