Internados e sintomáticos claros terão prioridade em testagem da Prefeitura de Anápolis

Roberto pontua que a partir da medida a realidade do município será melhor conhecida

Caio Henrique Caio Henrique -

Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (27), o prefeito Roberto Naves (PP) informou que o município vai adquirir cinco mil testes RT-PCR, mesmo tipo utilizado pelo Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO), para analisar infecções por Covid-19.

“Nos últimos dias, abrimos uma compra de cinco mil testes RT-PCR. Esse teste não é rápido, não fica pronto em 15 minutos, leva cerca de 24h, que é o tempo necessário para acontecer a reação que determina se o caso é positivo ou negativo”, acrescentou.

O gestor municipal também fez um alerta sobre o número de casos no futuro, explicando a relação dos mesmos com o aumento na testagem da população.

“A Prefeitura vai ampliar, e muito, os números de testes. Isso, provavelmente, vai elevar bastante o número de casos, o que não quer dizer que teremos mais contaminados. Simplesmente, iremos conhecer melhor a realidade do município”, explicou.

Ainda de acordo com o Roberto, a prioridade dos testes será para pessoas internadas ou que estiverem em condição sintomática clara. Portanto, pacientes que apresentarem apenas sintomas gripais (febre leve, sem tosse e sem falta de ar) deverão continuar seguindo tratamento em domicílio.

O prefeito reforçou que, por enquanto, o município não recorrerá a testes rápidos. “O resultado está na mídia. Chegam a ter 70% de erro, então não temos processo para compra enquanto não houver uma marca que ofereça segurança para quem está sendo testado e para quem está testando”, disse.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade