Pesquisa do Procon mostra variação de até 497% nos preços dos remédios em Anápolis

Levantamento ocorreu entre os dias 22 e 23 de junho, em dez estabelecimentos de médio e grande porte, distribuídos em cinco regiões da cidade

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
Pesquisa do Procon mostra variação de até 497% nos preços dos remédios em Anápolis

‘Imagine adquirir uma dipirona numa drogaria e descobrir depois que, com o mesmo valor, você poderia comprar quase seis unidades idênticas em outro local’. Foi com essa situação hipotética que a Prefeitura de Anápolis chamou a atenção para a mais recente pesquisa do Procon Municipal, divulgada nesta quinta-feira (29).

Conforme o levantamento, que pode ser conferido na íntegra clicando aqui, há remédios na cidade com variação de preços que chegam a 497%.

De acordo com a publicação, a equipe do Procon Municipal levantou os preços de 68 medicamentos (34 de referência e 34 genéricos) e constatou “que, em tempos de vacas magras, gastar sola de sapato pode ser uma boa alternativa para o bolso”.

A pesquisa ocorreu entre os dias 22 e 23 de junho em dez estabelecimentos de médio e grande porte, distribuídos em cinco regiões da cidade. O Procon Municipal utilizou o critério do ‘preço com desconto máximo para o cliente comum’ independente da exigência de cadastro do consumidor. Entende-se como cliente comum aquele que não possui nenhuma condição especial (aposentado, empresas, planos de saúde conveniados).

O órgão também constatou que os medicamentos genéricos são, em média, 57% mais baratos do que os de referência.

“Entre os genéricos, o cloridrato de propanolol foi o que apresentou a maior diferença de preços. No local mais barato, o medicamento de 30 comprimidos foi encontrado a R$ 3,19 e o lugar onde o preço está mais caro, ele é comercializado a R$ 10,81”, ressaltam.

Para economizar a recomendação do Procon Municipal é “que o consumidor consulte a lista de medicamentos ofertada pelo Procon, além de pesquisar nas lojas de uma mesma rede, já que ficou comprovado que pode haver alteração”.

Denilson Boaventura

Denilson Boaventura

Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é especialista em Marketing, Estratégia e Inovação Digital. Atualmente contribui como diretor de Conteúdo do Portal 6.

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