Receita de Pão Sírio para fazer em casa: fica fofinho e macio
Feito à base de farinha de trigo e água, ele está entre os mais antigos pães inventados
Muito tradicional no Oriente Médio, o Pão Sírio, que é conhecido também como Pão Pita ou Pão Árabe, é um preparo feito à base de farinha de trigo e água. Além disso, sabia que, segundo estimativas, o Pão Sírio está entre os mais antigos pães inventados? Isso porque o primeiro pão surgiu há cerca de 12 mil anos, na região da Mesopotâmia (atual Iraque), quando o trigo começou a ser cultivado e utilizado na alimentação. Mas, chega de história! Veja agora uma Receita de Pão Sírio pra lá de gostosa e muito fácil.
Receita de Pão Sírio:
Você vai precisar de:
500 g de farinha de trigo tipo 1 ou 2
300 ml de água morninha + 25 ml para a preparação do fermento
2 un de 15g de fermento biológico fresco
1 colher de chá de sal refinado
1 colher de sopa de açúcar orgânico ou demerara ou mascavo
2 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo:
Preparação da massa:
Primeiro, em uma tigela média, misture o fermento com o açúcar. Assim, misture bem e, aos poucos, você vai ver que se transformam em um caldo, bem líquido. Sério mesmo!
Agora, adicione a este caldo os 25 ml de água morna com um pouco (cerca de 25 g) de farinha. Logo, deixe descansar.
Depois disso, coloque todo o restante da farinha e o sal na tigela da planetária e misture (se não tiver batedeira, pode fazer tudo na mão). Enquanto isso, ligue o forno na potência máxima. Inclusive, se tiver pedra refratária, já coloque-a dentro.
Nesse momento, misture os 250 ml de água com o azeite, adicione metade na tigela com farinha e comece a bater (use velocidade baixa). Ademais, coloque a outra metade da água com azeite e todo o caldo do fermento. Inclusive, o tempo total do batimento da massa é de 10 minutos. Porém, se a massa ficar muito grudenta ou pesada, corrija com mais água ou farinha.
Por fim, o resultado final será uma massa um pouquinho aguada (não fica como uma massa para pão). Mas você consegue mexer e trabalhar com ela nas suas mãos. Com isso, coloque azeite nas suas mãos, molde a massa em formato de bola e deixe descansar (dentro uma tigela untada com azeite, coberta com pano úmido) até que a massa dobre de tamanho (cerca de 1 hora).
A Massa:
Agora com ela pronta, divida a massa em 8 ou 10 partes, com as mãos úmidas. Para isso, deixe ao seu lado um recipiente com água e umedeça suas mãos para ajudar a separar as partes da massa. Agora, molde essas partes em bolinhos lisos, deixe-as sobre uma área enfarinhada, e em cima, pulverize azeite. Isso serve para prevenir 2 coisas: secagem e que o filme de pvc grude nos bolinhos.
Em seguida, cubra os bolinhos com filme de pvc e deixe descansar por 10 ou 15 min, até parecer que dobraram de tamanho. Assim, abra cada bolinho como um disco. Aliás, a altura de cada disco (de 3 mm até 2 cm) depende do tipo de pão que você deseja.
Depois, coloque, rapidamente, os pães dentro do forno. Bom, cada lado vai demorar de 1 a 3 minutos para crescer e assar. Não deixe os pães sozinhos! Fique de olho neles e quando parecer que eles ficaram bons, vire-os e continue olhando.
O final:
Por fim, tire os pães e coloque-os em um recipiente grande, já forrado com pano. Inclusive, as laterais do pano servirão para cobrir os pães, para não ressecarem.
Dicas:
Não deixe que o fermento entre em contato direto com o sal. Logo, sempre misture bem o sal com a farinha, para prevenir o contato direto entre eles. Em suma, o sal diminui a potência do fermento.
Além disso, experimente alturas e larguras diferentes dos pães, até encontrar sua proporção preferida. Ademais, você pode congelar o pão e, depois, esquentar no microondas. Para isso, envolva-o em 2 camadas de papel toalha, coloque dentro um saco plástico e feche.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!