Entenda o que é ‘vidro fosco’, que afetou o estado de saúde do cantor Zé Neto
Pneumologista explica que vários motivos podem ter causado a doença pulmonar no sertanejo

A notícia de que o cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, está com uma doença pulmonar pegou os fãs de surpresa na última terça-feira (21).
A assessoria do artista afirmou que ele passa por uma condição chamada “vidro fosco”, causada pela Covid-19 ou pelo uso de cigarros eletrônicos, mas que não era uma situação grave.
O Portal 6 conversou com a médica pneumologista Marília Neves Cipriano, que confirmou não se tratar de uma doença em si, mas uma lesão pulmonar que pode ser indicativo de várias outras patologias.
“O vidro fosco é uma alteração tomográfica bem inespecífica. Ela pode ser causada por doenças infecciosas ou inflamatórias [causadas por bactérias ou vírus] ou fibroses pulmonares”, explicou.
Segundo Marília, a pessoa com essa condição pode apresentar sintomas como tosse e falta de ar ou até mesmo não apresentar sintoma nenhum.
Portanto, seria necessário uma consulta com um especialista, para diagnosticar a origem da lesão e o comprometimento pulmonar.
Leia também
- Jovem é assassinado pelo ex da namorada que não aceitava fim do relacionamento em Anápolis
- Tragédia em Goiás: policial penal e namorada morrem em acidente; ele seguia para ver o filho após plantão
- Goiás tem ganhadores na Lotofácil da Independência; confira de onde são os novos milionários do estado
- IFG abre mais de 1.300 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio; veja lista completa por cidade
A pneumologista aponta que é difícil falar de riscos para a carreira de Zé Neto sem uma tomografia pulmonar em mãos.
Contudo, caso se confirme que a condição foi causada pelo cigarro eletrônico, Marília recomendou “cessar imediatamente o tabagismo”.