31 de agosto – dia do nutricionista. Será que todo mundo precisa desse profissional?

O nutricionista é um profissional capacitado que elabora planos alimentares a fim de suprir a necessidade de nutrientes em cada indivíduo. Isso é feito a partir de um diagnóstico nutricional que investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. Mas será que você precisa de um?
Se você tem objetivos específicos e precisa definir estratégias como: emagrecimento, ganho de massa muscular, acompanhamento para pré e pós cirurgias o nutricionista será necessário. Além disso, o profissional é essencial quando há comorbidades associadas a alimentação; diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia são alguns exemplos.
A saúde do intestino depende de uma alimentação balanceada e por isso o nutricionista é indicado. Se você precisa de suplementação em casos de alterações em exames de sangue, queixas clínicas ou suplementação para desempenho esportivo o nutricionista também será fundamental.
Contudo, para começar a cuidar da sua saúde nem sempre é preciso um profissional da área, e alguns hábitos saudáveis podem ser adquiridos sem orientações. Reduzir o consumo de alimentos industrializados e comer mais alimentos in natura é uma das principais mudanças, e o simples fato de desembalar menos pode ter um impacto positivo na sua saúde.
Comer menos carboidratos simples, ou seja, farinha branca e alimentos refinados contribui para uma alimentação mais saudável. Escolher preparações mais leves, deixar as frituras de lado e reduzir o consumo de óleo e sal também ajudam a melhorar a saúde do seu coração.
Não menos importante, ter atenção durante as refeições, mastigar bem os alimentos e comer devagar evitam compulsões e proporciona mais saciedade.
Leia também
- Confira o resultado da Dupla Sena 2856 desta sexta-feira (05); prêmio é de R$ 7 milhões
- Confira o resultado da Quina 6819 desta sexta-feira (05); prêmio é de R$ 2,3 milhões
- 6 características marcantes que ajudam a identificar se uma pessoa é falsa ou não, segundo a psicologia
- Conselho de nutricionistas: veja o que realmente acontece com seu corpo se você comer aveia todos os dias
Portanto, se você se encaixa em situações com objetivos específicos vale apena procurar ajuda, caso contrário você poderá contribuir para a sua saúde com pequenos hábitos. Começar com o simples, fará toda a diferença.
Ana Teixeira é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Nutrição Funcional pelo Instituto VP e Nutrição Esportiva e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP). Tem consultório próprio em Anápolis e escreve todas as quartas-feiras no Portal6. Siga-a no Instagram.